I left my heart in…Carmel

Feira livre sempre às quintas com deliciosos morangos da Califórnia

Feira livre sempre às quintas com deliciosos morangos da Califórnia

Eu sempre quis dizer a famosa frase ‘I left my heart in San Francisco”. Porém, dentre as belas cidades, praias e paisagens da Califórnia, talvez meu coração tenha ficado mesmo na pequena Carmel.

Na costa da Califórnia, a 200 quilômetros ao sul de São Francisco, fica a charmosa Carmel-By-The-Sea. Eu parei uma noite na cidade quando ia de Los Angeles a São Francisco pela Highway de carro, rodovia famosa por suas belas paisagens.  Dentre vários artistas renomados que, assim como eu, deixaram seu coração por lá, Clint Eastwood se destaca por até ter sido prefeito de 1986 a 1990.

Fizemos a viagem, Rodrigo e eu, de uma grande cidade até outra em apenas dois dias. Como era um trajeto longo, precisava dormir  em algum lugar e escolhi Carmel, que faz parte da Península de Monterey. Sinceramente, foi uma escolha meio aleatória e no caminho tem diversos destinos que eu queria parar e ficar uns dias, mas mesmo sem querer, acabei acertando, dentre tantos lugares lindos na minha rota, nenhum deles tem cara de vila, um certo charme francês, belas praias e, ainda assim, restaurantes conceituados, hotéis pequenos, confortáveis e renomados mundialmente e lojas de fama internacional.

Praia de Carmel - Divulgação

Praia de Carmel – Divulgação

Para começarem a entender meu amor, podem ver o vídeo abaixo:

Um restaurante

Andando pelas ruas de Carmel vemos diversos restaurantes bonitos e com cara de aconchegantes que dá vontade de parar. Porém, fui convidada a conhecer o Casanova, um restaurante italiano e tradicional na cidade. Não vejo como poderia ter sido melhor o meu jantar.

Pedimos para entrada sopa de batata e uma cestinha de pães com cremes. Tudo perfeito. Para o prato principal, tínhamos dúvidas. Eu gosto muito de massa, portanto, difícil escolher apenas um prato em um restaurante italiano. Por fim, optei por nhoque de espinafre com molho branco gratinado com queijo. Rodrigo tentou ossobuco pela primeira vez.  Por fim, tivemos ótimas escolhas. O meu nhoque era muito leve e saboroso com um molho forte e o ossobuco estava desmanchando na boca.

Para sobremesa, crème brûlée para ele e Dolce di Cioccolate, que é o nosso petit gateau. Não saímos satisfeitos apenas com a comida, mas também com  o ambiente, quem é rústico e romântico. Se você fizer uma viagem com seu amor para Carmel, o Casanova é o local certo para um almoço ou jantar. Uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa para duas pessoas sai em torno de US$ 100 com bebidas sem álcool. A carta de vinhos é bem completa.

DSC_0609 DSC_0615 DSC_0622 DSC_0660 DSC_0657 DSC_0650 DSC_0644 DSC_0633 DSC_0671 DSC_0678 DSC_0683

Onde ficar

Meu hotel: L’Auberge Carmel

Acho que fiquei no melhor hotel dentre os 44 da cidade. O L’Auberge Carmel é uma propriedade associada à Relais Châteaux, que reúne empreendimentos de luxo com características únicas pelo mundo. Levar esse selo é sinônimo de elegância e qualidade. Pois bem, o local é a cara da cidade, não muito grande, acolhedor e te leva a pensar que está em um pedacinho da França esquecido na Califórnia.

Ao entrar no hotel, do lado direito temos o premiado restaurante Aubergine, comandado pelo cheg Justin Cogley. Ele serve café da manhã, almoço e jantar. Quem não é hóspede também pode saborear uma das refeições por lá, basta fazer uma reserva no site (http://auberginecarmel.com/). Eu só tive tempo de tomar o café da manhã incluso na diária. Coloco a foto do cardápio aqui. Para quem não é hóspede, a primeira refeição do dia custa US$ 19. Comemos deliciosos croissants, frutas e geleias.

DSC_0629

O conceituado L´Auberge Carmel

DSC_0655

Vista indo para os quartos

carmel_03

Vista saindo do hotel

Ao lado esquerdo da porta de entrada tem uma sala com lareira e a recepção. Se entrarmos direto, chegamos ao terraço que, para mim, é a parte mais francesa da construção. Me senti na Provence. Meu quarto era do lado direito do terraço, da categoria Courtyard Queen. Ele era cômodo e bonito, com duas camas queen size, máquina Nespresso para café e deixaram bolachas feitas no hotel com leite ao lado. Achei bem fofo.

O banheiro era espaçoso e com o chão aquecido, sabe? Uma delícia, detesto acordar, esquecer de colocar chinelos e pisar no chão frio. Para completar, uma banheira. Pena que passei apenas uma noite por lá e não pude usufruir melhor do conforto. Ao todo, são 20 acomodações.

DSC_0648

Sala de descanso do hotel

DSC_0681

DSC_0696

Meu quarto, um courtyard queen


DSC_0713 DSC_0714 DSC_0731 DSC_0721 DSC_0724

Banheiro com chão aquecido

Banheiro com chão aquecido

DSC_0618 DSC_0623 DSC_0628

A rua do hotel é bem tranquila e, geralmente, a Mercedes do L´Auberge está parada na porta e, surpresa, os funcionários te levam aonde precisar. Quando chegamos, tínhamos  uma reserva no restaurante e estávamos muito atrasados. Como ainda não conhecíamos a cidade, acharam melhor que deixássemos o carro alugado lá e fôssemos levados pelo hotel. Quando precisamos ir embora, só liguei e nos buscaram.

Há diárias para casal a partir de US$ 435 com o café da manhã incluso. O site é: http://www.laubergecarmel.com/. Adianto que é um dos hotéis mais charmosos que já fiquei.

DSC_0700

Café da manhã incluso no Aubergine

DSC_0709 DSC_0715 DSC_0694 DSC_0689

O hotel leva os hóspedes em sua Mercedes para pequenos trajetos

O hotel leva os hóspedes em sua Mercedes para pequenos trajetos

DSC_0750

Propriedade associada à luxuosa Relais Châteaux

Passadinha no hotel Carmel Country Inn

O hotel Carmel Country Inn também havia oferecido hospedagem ao Viajar é Simples, mas a reserva no L´Auberge Carmel já estava feita. Mesmo assim, eu quis dar uma passadinha nessa propriedade para conhecer e contar para vocês como é. Fiquei mais apaixonada ainda. Ele se intitula como um bed and breakfast. Mas, para mim, tem um certo luxo e é completamente aconchegante.

Em Carmel, muitos restaurantes, lojas e hotéis são pet friendly, ou seja, aceitam animais. No caso, o Carmel Country Inn é até premiado por sua ação e faz um álbum anual com a foto dos bichinhos de estimação que passaram por lá.

Os quartos são extremamente aconchegante e bem espaçosos. Os ambientes externos são cheios de flores. O café da manhã é servido de maneira informal, na cozinha mesmo, e os hóspedes podem usá-la para preparar algumas refeições rápidas. Eu não comi nada por lá, mas o cheiro do café da manhã estava delicioso. Achei perfeito para uma hospedagem romântica. Eu voltaria lá para me hospedar com o Rodrigo amanhã se pudesse.

Tem diárias a partir de US$ 225 para o casal. O site é: http://www.carmelcountryinn.com/

Carmel Country Inn

Carmel Country Inn

DSC_0889 DSC_0891 DSC_0892 DSC_0893 DSC_0863 DSC_0886 DSC_0887 DSC_0881 DSC_0875 DSC_0860

O que fazer em Carmel?

Se estiver calor, de junho a setembro, você pode passar a maior parte do tempo na praia. Se fizer frio, como fazia quando eu estive lá, vá pelo menos dar uma caminhada à beira-mar.  Uma coisa bem inusitada para mim foi encontrar uma feira livre ao lado da praça principal de Carmel. Havia morangos enormes e deliciosos, desses que você vê a plantação pela costa da Califórnia, sucos naturais e até pizza. Queria muito comer a pizza, mas havia acabado de tomar café da manhã. Compramos morangos e fomos comendo até São Francisco.  Essa feira acontece todas as quintas das 10h00 às 14h00 ao lado do Devendorf Park.

Pizza na feira ao invés de pastel

Pizza na feira ao invés de pastel

DSC_0779

Frutas vermelhas são o forte da feira

Frutas vermelhas são o forte da feira

A avenida principal da cidade é Ocean, que sai na praia. Nela, entre a rua Monte Verde e a Avenida Junipero está a maior concentração de lojas da cidade. Dá para caminhar por toda a a área. Em alguns pontos  é possível parar o carro até duas horas na rua sem custo e entre as 3ª e 5ª avenidas sem limite de tempo. Gostei bastante do Carmel Plaza. É um shopping a céu aberto com marcas como L´Occitane. Mas se seu foco também é comprar, não se preocupe, essa área que mencionei está cheia de lojas de grandes marcas.

DSC_0798

Sendo levada pelo consumismo no Carmel Plaza

DSC_0801

Carmel Plaza

DSC_0795

Devendorf Park

DSC_0803

Mais do Carmel Plaza

Um local que não deu tempo de ir foi  à sua igreja icônica Basilica of San Carlos Borromeo de Carmelo Mission da época das missões. Ela foi construída no século 18 sendo a segunda das 21 missões da Califórnia. No local também funciona um museu, aberto das 09h30 às 17h00 todos os dias. Fica no número 3080 Rio Road, a pouco mais de 10 quadras da costa. O site oficial é: http://www.carmelmission.org/

Algo também muito comum por Carmel são os tours de vinho ou as degustações, você pode separar uma manhã ou tarde para fazer isso. Infelizmente, não fiz nenhum. Mas talvez eu tenha deixado de conhecer algumas das belezas de Carmel para ter motivos para voltar.

Para saber mais detalhes, inclusive sobre tour de vinhos, acesse o site de turismo oficial da cidade: http://www.carmelcalifornia.com/. Em breve, mais textos da região da Península de Monterey.

Basilica of San Carlos Borromeo de Carmelo Mission

Basilica of San Carlos Borromeo de Carmelo Mission – Crédito: Divulgação

Ruas de Carmel

Ruas de Carmel

Até o ponto de ônibus [e lindo!

Até o ponto de ônibus é lindo!

Vídeo

Tem um vídeo sobre a cidade lá no nosso canal do Youtube. Que tal ir lá ver e curtir? Clique aqui

Carmel youtube

 

Texto: Sylvia Barreto

Fotos: Rodrigo Barrionuevo

*A equipe viajou com apoio da locadora de automóveis Avis, do hotel L´Auberge Carmel e da órgão de turismo da cidade

2 comentários sobre “I left my heart in…Carmel

Deixe um comentário