Aventura off road pertinho da cidade

Parada na Serra da Mantiqueira entre Taubaté e Santo Antônio dos Pinhais

Depois de um tempo sem escrever, volto a contar os bastidores das matérias da Viajar é Simples aqui no blog. Tenho algumas coisas atrasadas, mas nada de Réveillon. Passei em São Paulo mesmo e não fui à Avenida Paulista, portanto, nada que interesse aos turistas de plantão.

Mas algo que muito vai interessar aos turistas e aventureiros foi uma viagem curta que fiz em um sábado de dezembro. A operadora Brasil Rural convidou alguns jornalistas de São Paulo para um passeio off road na Serra da Mantiqueira. Partimos da capital  pela manhã e paramos no Mercato Della Colonia Agricola de Quiririm, em Taubaté, para esperar uma parte do grupo. Entrei no Mercado e fiquei, como dizem, “com água na boca”. Servem massas e mais massas e outras comidas italianas no local. Uma pena que ainda não era hora de almoçar!

Seguimos viagem em veículos 4×4. Teve até jornalista que se arriscou a dirigir, e que, aliás, dirigiu muito bem. Como eu não queria causar um acidente e prejudicar as notícias de turismo do país, fiquei apenas como passageira. A primeira parada foi em um riacho no qual alguns aproveitaram para espantar o calor na água gelada e também  escorregar nas pedras (ai). Meio da Serra da Mantiqueira, cheio de borboletas e cheiro de mato.

Por mais algumas horas subimos e descemos pelos caminhos da Estrada Velha dos Tropeiros. A última parada foi a Fazenda Renópolis. O piquenique veio em boa hora. Destaque para os doces da cesta: tortas, bolos e bolinho de chuva. Os sanduíches e tortas salgadas também estavam bons, mas tenho que admitir que os doces eram melhores, perfeitos. Nota 10 para a queijadinha que eu nem ia experimentar porque não sou chegada na guloseima e acabei amando.

Voltamos para São Paulo e, claro, estava chovendo. Tomei chuva. Mas o dia no campo valeu!

Leia a matéria que o passeio deu origem: http://www.viajaresimples.com.br/da_redacao.php?id=11

Estrada Antiga dos Tropeiros

Andreia Roque, da Brasil Rural, se refresca em riacho pelo caminho

Interior do Mercato Della Colonia Agricola di Quiririm

A simpática Sol, guia da Brasil Rural, com cesta de piquenique da Fazenda Rinópolis