Como tirar o visto de turista para o Canadá sozinho

*Post atualizado em 10/10/17

Como não amar Vancouver?

Como não amar Vancouver?

Vocês acreditam em amor à primeira vista? Aconteceu comigo. Em 2010 fui a trabalho para Vancouver, no Canadá,  e me apaixonei pela cidade. Eu nunca tinha pensando em viajar para o país, fui só porque tinha que cobrir um evento e caí de amores por ele. Este ano, vou dar uma passadinha rápida por lá novamente em um roteiro que farei, mas depois conto qual é.

Da primeira vez que fui, meu visto foi emitido com a ajuda de um despachante. Só que agora eu fui tirar o visto de turista sozinha. E ajudei meu namorado a tirar o dele também, eu que dei entrada nos documentos do Rodrigo. Então, vou ensinar aqui como tirar seus visto de turista sozinho e representar outra pessoa no processo, dando entrada nos documentos por ela, como eu fiz com meu namorado (ah, ele também foi amor à primeira vista.

O visto, atualmente, é de múltiplas entradas e pode ser válido até quando seu passaporte vencer. Há, ainda, a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), liberada pelo governo canadense em maio de 2017 e tem um taxa de apenas 7 dólares canadenses e pode ser requisitada pela internet. Porém, ela só é válida para quem já teve um visto canadense de visitante nos últimos 10 anos, ou possuir um visto de não imigrante válido para os Estados Unidos e chegar ao Canadá por via aérea. Atenção, se você pretende chegar ao Canadá de carro, ônibus, navio ou trem, ainda precisa do visto comum de residente temporário. Mais infos sobre a Autorização Eletrônica aqui: http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-facts-br.asp

Tirei meu primeiro visto do Canadá em 2010

Tirei meu primeiro visto do Canadá em 2010

Tirando o visto de turismo (residente temporário, como chamam)

Há pouco tempo o Canadá mudou seu processo de visto. Depois disso, o país também determinou que quem já teve visto do Canadá nos últimos dez anos e tem carimbo de ida ao país e aos Estados Unidos não precisa de comprovantes financeiros. Esse é o meu caso. Mas se não é o seu, se você nunca teve visto do país, nunca foi para lá nem para os Estados Unidos, no decorrer da explicação eu digo quais os comprovantes financeiros que deve levar. Se for o seu caso, se já foi ao Canadá ou EUA nos últimos dez anos, você não deve levar nenhum comprovante financeiro, não precisa. Esse tipo de visto é válido para quem quer chegar ao Canadá por qualquer meio, seja carro ou similar, navio e avião. Quem vai ao país por via aérea, pode retirar apenas a Autorização Eletrônica desde maio de 2017, como explico acima. No meu caso, eu faria uma viagem de navio com saída dos EUA e parada no Canadá.

Se você mora em Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo, você pode ir à VSF Global, que é o órgão que o Canadá autoriza a fazer os trâmites do visto. Comece entrando no site deles. Vamos lá:

1º Passo

Acesse: http://www.vfsglobal.ca/Canada/brazil/

2º Passo

Pague as seguintes taxas:

Taxa 1 – taxa de visto no valor de 100 dólares canadenses (março de 2017) – verifique se o valor mudou aqui http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visa.aspx?lang=eng

Guarde o comprovante de pagamento e leve com você.

Como efetuar o pagamento on-line pode ser visto aqui: http://www.cic.gc.ca/english/information/fees/result.asp?countrySelect=BR&lob=trv

Taxa 2 – são taxas de serviço – valor R$ 82 (março de 2017) – para conferir se o valor continuar o mesmo, clique aqui: http://www.vfsglobal.ca/Canada/brazil/Service_and_Service_Charge.html

Essa taxa deve ser paga em outro banco, o Santander, sempre com depósito em conta direto no caixa, não pode ser transferência nem depósito via caixa eletrônico. Passo as contas abaixo, que muda conforme a cidade de solicitação. Guarde o comprovante de pagamento e leve com você na solicitação.

A VFS Global também faz outros serviços em relação ao visto. O passaporte pode ser enviado via courier, há uma taxa para isso, ou você pode retirar na VFS, sem cobrança de taxa. Se você não quiser imprimir os formulários, eles podem imprimir na hora para você e cobram uma taxa. Todos os serviços estão listados com os valores no seguinte link e você pode conferir se precisará de algum deles e pagar essas taxas no Santander também. Quem quiser também pode efetuar os pagamentos relativos as taxas de serviço da VFS diretamente no CVAC, através de cartões de crédito ou débito, Visa ou Mastercard.

Banco Santander

Agência: 0729
Conta: 13000778-0
Beneficiário: VFS BRASIL SERVIÇOS DE PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS LTDA.

3º Passo – Preencha os formulários

– Veja aqui os formulários necessários: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5484E.pdf

– Todos devem preencher o Termo de consentimento da VFS Global e levar duas cópias assinadas: http://www.vfsglobal.ca/Canada/brazil/pdf/Vac-consent-portu.pdf

– Formulário do visto de turista em si, impresso, validado e assinado- IMM5257 http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5257E.pdf

– Formulário com dados de todos os membros da família, mesmo que viaje sozinho:  IMM 5645 – http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5645E.pdf ou o IMM 5707 http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5707E.pdf

– Formulário Schedule 1 (IMM 5257 – Schedule 1), apenas para aplicante que tem ou já tiveram vínculo com partido político, serviço militar, defesa civil ou cargo de relevância no Judiciário (eu não precisei);

– Declaração de União Estável (IMM 5409), apenas para união não escriturada em cartório (não precisei).

– Questionário de Informações Adicionais – Disponível apenas no Centro de Solicitação de Visto do Canadá.

4º – Preparar o que deve levar à VFS Global

– Duas fotos 5×3 ou 4,5×3,5. Elas também podem ser feitas na VFS Global, mediante pagamento de taxa, como expliquei no segundo passo.

Caso você não tenha ido aos EUA e ao Canadá nos últimos dez anos, você PRECISA levar comprovantes financeiros, são eles:

– três últimos holerites caso seja registrado / Pró-labore ou retiradas mensais se for empresário

– extrato da conta corrente ou poupança dos últimos três meses mostrando que tem dinheiro para ir e voltar do país

– último imposto de renda

– se achar necessário, leve documentos que compravam que você tem laços com o Brasil, como escritura de casa, contrato social de empresa, etc.

– comprovantes da sua viagem, exemplo: voucher de passagem aérea, reserva de hotel, reserva de cruzeiro que para ou sai do Canadá.

– todos os formulário preenchidos do 3º passo. Você também pode optar por preencher no local, pagando uma taxa. Note que se você estiver dando entrada no processo de visto de outra pessoa, os formulários dela já devem ir preenchidos e assinados por ela.

 5º – Entrada na documentação

Você pode ir a três endereços no Brasil com toda documentação que expliquei nos últimos passos. Segue endereços e horários de funcionamento:

Brasília:
Brasilia Shopping and Tower,
Quadra 5, Setor Comercial Norte – SCN / lote sala 1126.
Brasilia – DF. Brasil
CEP: 70715-900

Rio de Janeiro:
Av. Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices – Hong Kong 1000, Salas 612, 613, 614 e 615.
Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ. Brasil
CEP: 22640-102

*Segundo o site da VSF Global, Centro de Solicitações de Visto do Canadá no Rio de Janeiro passará a funcionar em novo endereço a partir de 20 de Março de 2017: Avenida Rio Branco, nº. 156 salas 2119 e 2120. Centro, Rio de Janeiro – RJ Brazil CEP: 20040-901.

São Paulo:
Avenida das Nações Unidas, No 12.551,
World Trade Center São Paulo, 18o andar, salas 1809 e 1810.
Brooklin Paulista
São Paulo – SP. Brasil
CEP: 04578-903

Dias de Funcionamento:
Aberto de segunda a sexta – exceto feriados
Horário de funcionamento: 09h00 às 18h00

Recebimento de Solicitações de Vistos:
Horário de recebimento: 09h00 às 17h00

Retirada de Resultados:

Devoluções de passaportes: 09h00 às 18h00

6º – Espera

Toda sua solicitação foi entregue, o prazo, pelo menos em São Paulo, é de dez dias úteis para sair a resposta e poder retirar o passaporte. O VFS Global também tem um serviço de SMS, você paga uma taxinha e fica recebendo mensagem durante toda a solicitação até quando você puder recolher o passaporte.

Eu não paguei o SMS, mas todo processo de requerimento tem um número de rastreio, só você entrar no seguinte link e rastrear: http://www.vfsglobal.ca/Canada/brazil/track_your_application.html

7º – Retirada do Passaporte

Após ver pelo site ou por SMS que seu passaporte já está pronto para ser retirado, você deve se dirigir ao mesmo endereço no qual deu entrada à solicitação com uma cópia do teu RG e seu comprovante e retirar. A dica que me deram para retirada era ir mais para o fim da tarde, pois tem menos despachantes e a fila é menor. Dizer que seu passaporte está no local de retirada não é garantia que seu visto foi concedido. Você só sabe na hora que abre o passaporte. O meu foi concedido em sete dias úteis.

Dando entrada no processo de visto de outra pessoa

Como eu havia dito, dei entrada no processo de visto do meu namorado. Sendo assim, fiz todo o processo que descrevi acima, porém, ele teve que assinar uma declaração constando que eu era a representante dele. Segue o link: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5476E.pdf

Esse formulário deve ser assinado pela pessoa que você representa e por você. Um deve ser entregue quando der entrada nos documentos e outro quando for retirar o passaporte. Uma cópia do seu RG deve ser entregue junto na retirada.

 OBSERVAÇÃO: Esse post é de 27 de março de 2015 e ensina como requisitar o visto de turista para o Canadá para você e também para que você faça o processo para outra pessoa. Note que as regras podem mudar, então, olhe sempre o site oficial da VFS Global e tire suas dúvidas nos seguintes canais: mailapp.cansao@vfshelpline.com (e-mail) e (11) 4314 1170.

Deixo essa foto só para ficarem com vontade de ir para o Canadá

Deixo essa foto só para ficarem com vontade de ir para o Canadá

Sylvia Barreto

76 comentários sobre “Como tirar o visto de turista para o Canadá sozinho

    • Olá, Adriana. Sim, esse formulário é o principal, ele existe. Porém, o erro deve ser com sua versão do PDF. No meu computador só abre quando eu coloco para baixar, não online. E, ainda, não consigo preenchê-lo do computador de casa, minha versão do PDF não permite, é apenas para visualizar. Meu namorado preencheu todos para mim do trabalho dele porque lá tem uma versão melhor. Veja se consigue atualizar ou abrir de outro computador.
      Se tiver algum problema, me avisa. Abraços, Sylvia

      • Ola Sylvia qual seria esta versão do PDF será ja tentei em outros computadores mais não deu certo Sylvia, já tentei de varias formas mais não consegui … 😦

    • Olá, se você me pagar R$ 300 eu faço tudo! Brincadeira…rsrs. Olha, eu acho um valor abusivo se o teu visto for apenas de turista, visto que está muito mais caro que o visto em si. Além disso, contratar despachante não é certeza de visto aprovado. Há uns oito anos eu tive um visto de estudante na Inglaterra negado e quem fez o procedimento foi um despachante.

      Você não consegue se organizar e fazer sozinho? No local que entregamos dos documentos do visto eles ajudam bastante, você pode preencher suas fichas lá inclusive, mas tem que pagar umas taxinhas para imprimir, acredite, é bem mais barato.

      Se você quiser procurar uma segunda opinião, tem uma empresa que me ofereceu os serviços esses dias por conta do site e do blog, mas eu nunca precisei usar. O nome é Multinível, o contato é (61) 3253- 4445, via Skype atendimento_7552 ou pelo e-mail atendimento@assessoriamci.com. Eles são de Brasília (eu de São Paulo), mas me disseram que fazem pelo Brasil todo. Pode mencionar que indiquei.

      Se tiver alguma dúvida, me avise. Abraços, Sylvia

  1. Olá, É Necessário imprimir todo o formulario para levar na Embaixada , e outra pergunta, é necessário preencher os membros da familia mesmo que eles não vá, Eu tenho 16 anos e quero ir com uma amiga de 18, quais dicas você me daria ? eu consigo fazer sózinho os formulários ? Obs:( já fiz a Ds de visto americano sozinho ) Desde já agradeço !!!

    • Oi, Renan. Sim, você precisa imprimir todos os formulários pedidos que estão nesse post. Você também pode optar fazer o preenchimento no local de entrega de documentos e também a impressão, mas são cobradas pequenas taxas. Você não precisa mencionar todos os membros da família que não estarão com você. Porém, como você é menor, sinceramente, não sei se precisa de alguma autorização extra ou mostrar rendimentos dos teus pais, que seriam os responsáveis pelos custos da viagem, imagino. Abraços!

    • Olá, Carlos, desculpe a demora para responder, só vi agora seu contato. Eu não faço assessoria. Apenas tirei o meu visto e o do meu namorado sozinho e expliquei minha experiência aqui no blog. Mas se tiver alguma dúvida, posso te ajudar. Abraços, Sylvia

  2. Olá
    Gostaria de tirar uma dúvida. Eu tirei um visto canadense em 2007. O visto tinha duração de 6 meses com apenas uma entrada. Quero tirar outro visto de turista. Acima vc mencionou que não precisa mais declarar rendas etc. De todo caso irei enviar minhas declarações de renda, Ap, carro, empresa etc.

    O processo de visto agora é online ou continua sendo enviando um envelope com todos os documentos e passaporte via correios para o Consulado em São Paulo??

    A taxa atualmente é $100,00. Pode ser pagar no cartão de crédito. Quero fazer sozinho porque o despachante está cobrando muito caro, para isso que posso fazer sozinho.

    Desde já agradeço a ajuda.

    • Oi, Gustavo.
      Eu levei todos os documentos direto na VFS Global em São Paulo. Pelo correio, não sei exatamente como funciona, mas você pode ver nesse link, tem um aba lá sobre como proceder se for enviar pelo Correio: http://www.vfsglobal.ca/Canada/brazil/how_to_apply.html

      Você, como já teve visto e se tiver ido ao Canadá ou EUA nos últimos dez anos, não precisa enviar seus informes financeiros, eu não levei nada desse tipo. Mas se sentir mais seguro, envie apenas sua última declaração de imposto de renda.

      O processe de visto continua o mesmo, ainda não há nada on-line. A previsão é que para brasileiro que já teve visto do Canadá ou EUA nos últimos 10 anos seja pedido apenas uma autorização on-line, porém, isso começará a ser implantado a partir de março de 2016 em diversos países e ainda não sabem a data certa que passará a valer para nós.

      Você não pode pagar com cartão de crédito. Deve fazer o depósito direto nos bancos indicados, não pode ser transferência. Aliás, são duas taxas a pagar, cada uma em um banco, no texto explico. Os comprovantes você deve enviar junto com teus documentos.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida, me escreva. Boa sorte!

      Abraços, Sylvia

    • OI, Maria, tudo bem? Então, você teve o visto nos últimos dez anos, se você também tiver ido aos EUA ou Canadá nos últimos dez anos não precisa apresentar a comprovação de rendimentos financeiros. Qualquer dúvida, estou à disposição! Abraços, Sylvia

  3. Não consigo abrir a pagina da Application form. Consegui abrir a pagina referente a application form da familia, Não consegui achar no site que vc passou o link com essa application form.

  4. Os codigos de barras do formulário é gerado após o término do preenchimento? Fiz o download dos formulários, mas não consta o codigo de barras.

    Obrigado!

  5. Estou com dificuldade em pagar a taxa no banco santander. Fui pagar no caixa e ele me disse que a conta indicada (peguei no próprio site da VFS) está bloqueada para depósitos ….
    Vou tentar novamente depois do carnaval, mas achei bem estranho.

    Outra dúvida, eu paguei 600 reais por dois vistos (taxa 1), eu e minha esposa, em dois depósitos no HSBC. Fiz correto?

    Obrigado,

    • Oi, Tobias. Chequei no site da VSF e a conta ainda é a do Santander, a mesma que eu usei. Você anotou todos os números corretos? Viu que para cada cidade muda a conta? Sobre o valor de R$ 600 está correto. Mas vc fez dois depósitos diferentes ou um só? Porque eu fiz depósitos separados para meu namorado e para mim. Boa sorte no processo!

      • Olá tudo bem ? Fiz meu pedido de visto de turismo pro canada no fim de janeiro e ando aflita pra resposta delis,enviei vários documentos pois será a primeira vez que tento meu visto canadense,envie cnpj da minha empresa , extratos bancários, escritura da minha casa,documento do meu carro, voucher das minhas duas últimas viagens a Europa em 2012 e 2015, imposto de renda, passaporte antigo carimbado com entradas e saídas na data certa.
        O que vc acha das minhas chances de ganhar um visto pra turismo visitar toronto, tendo em conta que explico a elis o motivo da minha viagem o dólar americano está em alta e o euro tbm e o dólar canadense está mais convidativo a turismo nesse momento, sendo que fiz uma pesquisa e tem muito lugares lindos a turista rsrrs.
        Me dê sua opinião e há fiz tudo com um despachante agência de viagem da minha cidade será que minha resposta vem positiva nos próximos dias estou querendo comprar minha passagem e estou bem ansiosa já que amo viajar pra fora do país será uma experiência maravilhosa.

      • Oi, Thaiany. Nossa, você mandou até mais documentos do que precisava. Acho que não precisa se preocupar. Você mostrou q tem condições de pagar a viagem e tem vínculos c o Brasil, sua resposta deve ser positiva. Creio que está demorando por conta dos feriados. Me conta depois. Boa sorte!

      • Ainda bem!!!! Rsrrs te conto sim quando receber meu passaporte com meu visto canadense eu imaginei isso tbm a demora será pro conta do feriado.
        Obrigada bjus ……

  6. Bom dia e Muito Obrigado pela resposta.

    Onde posso encontrar a conta por cidade ? No site, as 3 cidades ( São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ) estão sendo mostradas com o mesmo número de conta 13000778-0 … Tento também ligar no escritório da vfsglobal são paulo para tirar dúvidas, e não funciona…

    Sobre a taxa 1, ela tem algo a ver com aquele valor que pagamos no cartão de crédito ao preencher o formulário no website do consulado canadense ?

    • As informações são essas:

      Método de Pagamento das taxas de serviço:

      Visite qualquer agência do Banco Santander no Brasil e realize o depósito em dinheiro diretamente no caixa para pagar a taxa de processamento de sua solicitação e a taxa de retorno via courier na conta corrente da VFS. Não utilize caixas eletrônicos e/ou transferência bancária como forma de pagamento. Essas formas de pagamento não são aceitas pela VFS.

      Por favor realize o depósito na conta corrente do escritório da VFS correspondente à localidade que irá utilizar o serviço:

      Rio de Janeiro:
      Banco Santander
      Agência: 0729
      Conta corrente: 13000778-0
      CNPJ: 13.531.190/0003-87
      Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda

      São Paulo:
      Banco Santander
      Agência: 0729
      Conta corrente: 13000778-0
      CNPJ: 13.531.190/0003-87
      Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda

      Brasília:
      Banco Santander
      Agência: 0729
      Conta corrente: 13000778-0
      CNPJ: 13.531.190/0003-87
      Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda

      O comprovante de depósito original deverá ser apresentado no VAC juntamente com o seus formulários, passaporte, fotografias, demais recibos de pagamento do banco (taxa do visto e taxa de courier).

      Você também poderá optar por efetuar os pagamentos relativos as taxas de serviço da VFS diretamente no CVAC através de cartões de crédito ou débito, Visa ou Mastercard.

      Instruções de Pagamento da Taxa de Visto

      Pagar os emolumentos, seguindo as instruções publicadas na Tabela de Taxas CIC

      O link é esse: http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/Service_and_Service_Charge.html
      Lembrando que essas infos são apenas para taxas de serviço e não para pagamento de visto, que deve ser pago outro banco.

      Abraços!

  7. Obrigado novamente pela resposta. ..

    São exatamente estas informações que segui, mas a conta está bloqueada para depósitos (o caixa do santander não deixa depositar, pois fala que a conta está bloqueada para depósitos).
    Para piorar, os telefones de contato da vfsglobal não funcionam (dá ocupado assim que disca), e isso desde quinta-feira….

    Pelo visto, vou ter que me deslocar até São Paulo (400 km daqui) para continuar o processo.

    • Tobias, então o melhor é você ligar na central de atendimento da VSF Global e perguntar qual o problema com a conta. Também vale tentar ir em outra agência do Santander, vai ver o caixa que te atendeu estava errado. Abraços e boa sorte!

  8. Já tentei ir em duas agências diferentes do Santander, e inclusive falar com o gerente. Tentei também os telefones da VSF Global, mas devem estar com problemas, pois os dois estão permanentemente ocupados, independente de onde eu origine a ligação.

    Resolvi enviar e-mail, e vou esperar a resposta.

    Muito Obrigado não só pela ajuda, mas pela grande disposição que tens em ajudar a todos.

    Abraços,

    • Tobias, quando tentei meu visto, também tirei umas dúvidas por e-mail e eles demoraram muito para responder. Você mora em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília? Se morar em uma dessas cidades você pode ir direto ao posto da VSF Global e perguntar o que tem acontecido. Torcendo para que seja resolvido logo 😉

      • Eu moro a 400km de São Paulo, mas creio que seja o modo mais rápido de resolver tudo, e se até segunda-feira não responderem, é o que farei.

        Muito Obrigado novamente

  9. Por incrível que pareça, me responderam o e-mail no mesmo dia, e mandaram eu tentar fazer o depósito em uma agência de outra cidade, e não é que deu certo ?
    Fica a dica para todos que tiverem problemas com depósito para pagamento do VSFGlobal, se uma agência não der certo, tente outra, e quiça (como no meu caso) em outra cidade.

    • Sim, ja receci um email informamdo que a aplicação foi processada. Agora vou aguardar para ver quantos dias terá a resposta.

      No Tracking number informa que está sendo processado. Aguardar para ver quanto tempo.

      Obrigado!

      • Gente eu não recebi nenhum email, eu mandei meus documentos por despachante mais acho que eli só enviou na primeira segunda de fevereiro antes do carnaval, nossa estou ansiosa já pela resposta do visto querendo fazer minhas malas e passear.
        Será que até semana que vem me manda algo??? E normal não vim email pra mim acompanhar já que foi por despachante meus documentos ???

  10. Ola, bom dia.
    Post muito claro, ajudou muito.
    Ainda sim, tenho uma duvida. Caso eu não vá com ABSOLUTAMENTE ninguém da minha família, e nem vá visitar um parente la, tenho ainda sim que preencher o formulário sobre os membros da família??

    Super obrigada 🙂

    • Oi, Thalyta. Sim, todos precisam preencher o formulário. No caso, eu também não fui com ninguém da família. Fui com meu namorado, não somos casados, portanto, não somos família. Preenchi o formulário com os dados dos meus pais e da minha irmã. Boa sorte 😉

  11. Boa tarde.
    Ganhei a viagem para o Canadá de minha tia que moro com ela, porém meu CPF está em restrição no Serasa.
    Consigo tirar meu visto nesta situação?

    • Oi, Weverson, sobre a restrição, não há problemas se você estiver com seu imposto de renda em dia (mesmo que seja declaração de dependente ou de isento) e se tiver meios de provar (com holerite, extrato de conta corrente ou poupança) que pode custear tua viagem pelo país. No caso, se tua tia for custear toda tua viagem, você tem que colocá-la como “sponsor” (patrocinadora) e comprovar os rendimentos dela, que ela tem condições de bancar a viagem. Qualquer dúvida, estou à disposição.

  12. Bom dia, vou fazer missões no Canadá, porém a data ainda não foi definida pelo pessoal que vai, é possível já tirar o visto mesmo sem a passagem e local para ficar?

      • Então eu coloco “other” e coloco missões ou coloco só turismo mesmo? Tenho uma amiga no Canadá que trabalha em agência de intercâmbio, estou pensando se é mais barato ficar 15 dias em hostel ou estudo onde mora com família?
        Obrigada.

      • Lucilla, como participante das missões, você é uma turista. Então deixe só turismo mesmo. Mas, senão estou enganada, tem um campo que você tem que descrever o que irá fazer em umas 3 linhas, se ainda houver este campo, vc coloca que irá participar das missões. Fazer intercâmbio fica mais caro Q ficar em Hostel Pq vc paga o estudo. Se for para Vancouver, posso te indicar um Hostel lá. O que sugiro é Q vc faça uma reserva em hostel ou hotel só para ter um endereço de hospedagem, Qq coisa, depois vc cancela. Tem hostel, ou sites como booking.com e hoteis.com que você não paga a reserva, só na hora. E muitos dos hotéis dão cancelamento grátis se ele for feito com antecedência de uns 15 dias.

      • Vou para Vancouver, essa amiga está em Surrey, você pode me indicar um hostel nessa área por favor? Nós vamos ficar por lá uns 15 dias, você acha melhor eu já reservar esse período todo? Ah sobre a parte financeira no visto, eles pedem extrato bancário, porém eu não tenho dinheiro guardado na conta, vou receber as férias vencidas pra usar na viagem, você acha que eu terei problema com isso? O dinheiro que tenho guardado está com uma amiga pra eu não gastar rsrsrs.
        Obrigada pela paciência 😉

      • Oi, Lucilla. Vamos lá, o hostel qu fique em Vancouver é da seguinte rede: http://samesun.com/ – Ele fica no coração da cidade, em um lugar sensacional, com metrô a cerca de três quadras. Porém, a sua amiga mora em uma cidade da Grande Vancouver. Do hostel até Surrey você chega em, aproximadamente, 45 minutos na cidade dela, dependendo do bairro. Mas, não se preocupe, Vancouver é uma cidade muito segura e o transporte público funciona que é uma beleza.
        Sobre a parte financeira, se você tem imposto de renda, empresa aberta, carteira assinada ou qualquer contrato que comprove que você tem emprego é essencial mostrar um comprovante. Se você pudesse colocar o dinheiro que está com tua amiga na tua conta só para tirar o extrato e depois sacar o dinheiro, também é bom. Você pode, também, colocar um “sponsor”, ou seja, uma pessoa que vai patrocinar tua viagem. Vamos supor que seja teu pai ou tua mãe (mesmo que não seja), você pode mandar o extrato bancário deles e imposto de renda deles também, ou só de apenas um. No formulário há um campo para explicar sobre o “sponsor”, no caso de você não ter como comprovar que pode bancar sua viagem, mas que uma terceira pessoa fará isso por você. Espero ter ajudado. Bjs

  13. Oi Sylvia!

    Gostei muito do seu blog e de como explica de forma clara todo o processo que é tão chatinho para fazer. Fiquei com uma dúvida, você poderia me esclarecer?

    Bom, vi que você enviou um documento para representar seu namorado na solicitação do visto dele (IMM 5476E), então é justamente sobre isso a minha dúvida. Sou casada, já possuo o visto canadense, pois viajei em 2014 e agora quero solicitar o visto do meu marido, quando viajei ainda não éramos casados.

    Então, ele não tem renda fixa nem vínculo empregatício, trabalha como autônomo, porém eu tenho. Quando formos enviar os documentos para o VAC solicitando o visto dele, poderei enviar os meus holerites e extratos bancários ou terei que enviar o IMM 5476E para ser seu representante?

    Agradeço desde já. :*

    Sucesso!!

    • Olá, que bom que gostou do blog. Olha, no caso do meu namorado, apresentei todos os holetires dele mesmo. Porém, no caso do teu marido, ele não teria uma conta concorrente com uma quantia razoável? Assim você poderia apresentar o extrato bancário e o último imposto de renda, se ele tiver. No caso de você apresentar teus documentos de comprovação de renda, acho que tem um campo que pergunta se alguém paga pela viagem, no caso um patrocinador (“sponsor”) e pode colocar o seu nome como essa patrocinadora da viagem.

  14. Outra coisinha que acabei esquecendo de perguntar… rs

    No 2º passo, devo pagar a “taxa 2-taxas de serviço”?
    Não entendi muito bem a necessidade deste documento, onde irei apresenta-lo?

    Obrigada novamente 😉

    Xeiro!

    • A taxa de serviço tem o pagamento obrigatório e você vai apresentar quando ter entrada no processo do visto junto com o comprovante de pagamento do visto. Ou seja, são dois pagamentos, o do visto em si e esta taxa.

  15. OLá, eu não em São Paulo (capital) e sim no interior, posso fazer tudo pela internet e enviar os documentos pelo correio ? Se sim, vc tem o passo a passo (endereço/etc….) para quem não vai entregar direto na VFS Global ? E se realmente dá para confiar fazer dessa maneira ?

    • Oi, Regina, infelizmente, como fiz todo o processo pessoalmente, não posso te afirmar com certeza que é a mesma coisa pelo Correio. Porém, se você ligar na VSF Global, eles podem te ajudar. Abraços, Sylvia

  16. Oi Silvia, muito bacana seu blog e dicas. Parabéns!

    Pretendo visitar uma feira em Chicago em novembro. Por experiencia, os voos pela Air Canada são bem mais acessíveis para chegar la, porem ha a necessidade de visto de transito.
    De fato, em 2011 fiz esse mesmo procedimento e deu certo, porem hoje penso que obter o visto de turista seja mais interessante: com a economia na passagem aérea consigo pagar o visto e ainda sobra! Alem disso, como bom viajante poderei escolher o Canada na próxima viagem! Pelo que sei o visto dura 10 anos certo?

    Entretanto, por não ter a viagem para o Canada especificamente agendada (e não terei pois vou para Chicago), fiquei receoso que isso possa atrapalhar a aprovação do visto de turismo.

    Por sua experiencia, o que você acha? Muito obrigado!

    • Nossa, me desculpe pela demora para responder. Espero que ainda possa te ajudar. Se eu fosse você, pediria o visto de turista e explicaria a situação, que gostaria de planejar sua visita ao Canadá para esta oportunidade ou, quem sabe, para uma próxima. E, você pode mandar seu comprovante de passagem para Chicago e local que ficará em Chicago também.

  17. Boa tarde, parabéns pelas informações prestadas.
    Em breve estarei passando 6 dias na Itália e 4 dias na Irlanda. Depois retornarei para o Brasil.
    Estou querendo passar uns 4 ou 5 dias no Canadá alguns meses apos retornar da EUROPA.
    Minhas duvidas são:
    1- Os vistos que eu tive negado no consulado americano vão me atrapalhar para conseguir o visto Canadense?
    OBS (não tem nada no meu passaporte dizendo que tive visto negado no consulado americano).
    2- Meus carimbos da Europa podem me ajudar a conseguir o visto canadense?
    3- Depois de conseguir o visto canadense (se for o caso), minhas chances melhoram de conseguir o americano?
    tendo em vista que terei entrado e saído dos países dentro do tempo permitido.
    Grato pela atenção!

  18. Olá! Vc sabe me dizer se posso sair de território Canadense via terrestre somente com eTA?

    Eu chegaria a Toronto de aéreo, mas gostaria de migrar para os EUA via terrestre e lá locar um carro e voltaria para o Brasil de Washington. Queria saber se isso é possível com o eTA (tenho visto americano)

    • Oi, Renata, boa noite. Pelo que sei, o eTA só pode ser usado para via aérea para entrar no Canadá. Sendo assim, acho q a saída com o eTA apenas também não é possível. Mas, vou conferir isso com o órgão específico e te aviso até segunda-feira, pode ser?

    • Oi, Renata, falei com a VSF Global, responsável pela emissão de vistos canadenses no Brasil, e a resposta deles para o seu caso foi a seguinte: O consulado aconselha que se faça o visto, pois a saída será de carro. Abraços e boa viagem!

  19. Boa tarde, eu estou querendo aplicar para o visto de turismo para ir a Toronto com minha esposa, pois queremos ir em lua de mel logo depois do casamento e ficar no máximo uma semana, gostaria de saber qual é o valor mais ou menos em dinheiro que vamos ter que declarar para ficar esse período?
    E qual documentação necessária que temos que apresentar caso a nossa viagem fosse custeada pelo meu sogro?
    Fica aguardando a resposta, e mais uma vez tenha um aboa tarde.

    • Oi, Arthur, tudo bem? Falei com a VSF Global, responsável pelo visto canadense e as respostas para suas dúvidas foram as seguintes: Durante a aplicação não é necessário informar a quantia que irá levar para a viagem, porém se não tiverem visitado o Canadá nos últimos 10 anos e/ou não tem visto americano válido, será solicitada a documentação financeira do casal (Hollerites dos 3 últimos meses, extratos bancários dos 3 últimos meses e última declaração do imposto de renda completa).

      Caso o custeador seja outra pessoa (no caso, seu sogro), a documentação financeira será deste e é pedida uma carta declarando tal custeio.

      Abraços,

      Sylvia

Deixe um comentário