Dicas de restaurantes em Puerto Iguazú, Argentina

Se você for para Foz do Iguaçu, vai ver que a cidade argentina que fica na fronteira é Puerto Iguazú. Ela é pequena, mas é uma grande oportunidade para comer e beber muito bem. Um jantar para duas pessoas com entradas, uma boa carne argentina e um delicioso vinho sai entre R$ 80 e R$ 100, coisa que um casal gasta em qualquer lanchonete mais descolada de São Paulo sem nem pensar em vinho.

As carnes são deliciosas, tem empanada em todo lugar e sorveteria Freddo. Quer mais? Qualquer doce de leite ou vinho é de comer ou beber rezando. Já estive três vezes na cidade e, na última viagem, me hospedei lá e passei três noites. Dou as dicas dos melhores restaurantes.

Il Fratello

O meu restaurante queridinho é o Il Fratello (www.ilfratelloresto.com). Ele fica no centrinho da cidade, na Gustavo Eppens, 294. Ano passado jantei lá, este ano repeti a dose. Uma das melhores coisas do empreendimento é a Provoleta, uma entradinha com provolone derretido na pedra com tomate cereja e bacon em cima. As empanadas também são boas, com destaque para a de carne em pedaços, ou cortada a cuchillo (faca), como eles dizem.

Il Fratello: empadas e provoleta para entrada

Il Fratello: empadas e provoleta para entrada

Para prato principal, o bife de chorizo é sempre a estrela na Argetina, mas eles têm diversas outras opções de carne e também de acompanhamentos. Estava em um grupo de sete pessoas, tomamos vinho, um Callia Shiraz-Cabernet muito bom, e deu R$ 40 para cada um. Ah, claro, ainda pediram sobremesa, um pudim com doce de leite ao redor. Os pudins argentinos parecem flans e não me agradam muito, mas qualquer doce de leite me diverte.

Isso é METADE de um prato no Il Fratello. Pedi um só e dividi com meu namorado

Isso é METADE de um prato no Il Fratello. Pedi um só e dividi com meu namorado

Angelo Resto-Bar

Desta vez, provei também um restaurante novo, o Angelo Resto-Bar que fica na Avenida Brasil! Não achei site dele, mas a rua, apesar de ser a principal da cidade, é pequena e vocês acharão com facilidade. Foi o melhor bife de chorizo que comi na viagem, sensacional. Era muito grande e, apesar de grosso, não estava totalmente cru por dentro. As empanadas também eram muito boas (comi de carne cortada na faca) e a sobremesa era gostosa e enorme: duas panquecas de doce de leite. Também tomamos vinho, um deles não me lembro o nome e o outro era um Malbec da marca Mistério, Finca Flichman. Neste dia, estávamos em cinco pessoas e a conta deu R$ 60 para cada.

Essa panqueca de doce de leite é imperdível

Essa panqueca de doce de leite é imperdível

Porém, se forem ao Ângelo levem dinheiro em moeda, pode ser dólar, peso ou real. Eles não aceitam cartões de crédito. Os outros restaurantes da cidade estavam cheios neste dia e ele um pouco vazia. Com a comida tão boa, fiquei me perguntando a razão, na hora de pagar a conta, descobri. Ainda bem que tínhamos dinheiro vivo.

El Quincho del Tío Querido

Foi um parto conseguir uma mesa no Tío Querido (www.eltioquerido.com.ar), que é mesmo muito querido pelos brasileiros, principalmente, pois só se falava português na fila. Fui para a cidade no feriado de Corpus Christi, estava tudo bem cheio e tentamos duas noites jantar nesse restaurante sem sucesso. Sempre tinha fila de, pelo menos, meia hora e não queríamos esperar.

Na última noite um dos amigos teve a boa ideia de ver se fazia reserva e, sim faziam! Reservamos uma mesa para sete às 22h00 (queríamos para 21h00, mas não tinha!). O restaurante é bem grande e do lado de fora tem a churrasqueira, que não para. Não é um rodízio nem nos moldes argentinos nem no brasileiro, mas eles fazem a churrasco mesmo, aliás, “quincho” quer dizer churrasco por aquelas bandas.

As carnes são feitas da churrasqueira mesmo - Crédito: Reprodução Facebook

As carnes são feitas da churrasqueira mesmo – Crédito: Reprodução Facebook

Lá fomos nós, entramos depois de uns 15 minutos depois da chegada, mesmo com reserva. Um casal do nosso grupo já havia ido e disse que tínhamos que comer a lingüiça. Eu, geralmente, não gosto de muitas lingüiças, acho um negócio difícil de acertar. Mas, sem trocadilhos, a lingüiça do Tío Querido é imperdível. A gente pede por unidade mesmo. Foi uma rodada para mesa e tivemos que pedir outra antes do prato principal.

Tomamos Callia novamente, desta vez, só Shiraz. Eu dividi um bife de chorizo e um prato de massa com meu namorado. A carne vem para mesa na grelha. A cotação do dólar deles estava muito boa, pagamos, os dois juntos, uns U$ 25. A única coisa que eu não gostei muito lá foi da música ao vivo, era muito alta e não conseguíamos conversar direito. Mas depois terminou o show e tudo voltou ao normal.

Sylvia Barreto

Fotos: Rodrigo Barrionuevo

 

 

2 comentários sobre “Dicas de restaurantes em Puerto Iguazú, Argentina

  1. Muito importante suas informações,pois pretendo conhecer essa cidade e graças a seu POST já tenho noção do que esperar do passeio.
    Valeuu!!!!!!!!!

Deixe um comentário