Comprinhas para mulheres no Paraguai

Produtos para cabelo estão com ótimos preços em Ciudad del Este

Produtos para cabelo estão com ótimos preços em Ciudad del Este

No último ano, fui para Ciudad del Este, a Meca da muamba, duas vezes. Não, não virei “muambeira”, mas meu namorado está reformando a casa e descobriu que vários artigos, como torneiras e lâmpadas de Led, são muito mais baratos na cidade paraguaia que faz fronteira com o Brasil. Em breve, falarei sobre as compras para casa em outro post. Mas agora quero contar sobre as comprinhas que as mulheres podem realizar por lá. Antes de ir, pesquisei e tive dificuldade de encontrar essas informações em blogs.

Acho que a viagem para tríplice fronteira (já que ali Brasil, Paraguai e Argentina se encontram) é sempre muita rica. No Paraguai, as compras, na Argentina (Puerto Iguazú) os vinhos, as carnes, as Cataratas e mais compras! Em Foz do Iguaçu, o nosso belo lado das Cataratas do Iguaçu. Sempre separamos um dia para visitar a Ciudad del Este.

Como ir para Ciudad del Este

Para ir desde Foz do Iguaçu, preferimos van. Se você alugar um carro no Brasil, é proibida a ida ao Paraguai com ele. Se você for com seu carro (como fizemos dessa última vez), o seu seguro não cobre também exterior. Em ambos os casos, não arrisque ir de carro, é bem complicado o trânsito por lá. Eu uso o transfer da Pousada El Shaddai (www.pousadaelshaddai.com.br). Ele custa R$ 25. Não precisa estar hospedado na pousada. O veículo sai às 08h00, para no Shopping del Este, logo depois da fronteira, já no Paraguai. Ele volta às 15h00, o ponto de encontro é o estacionamento do shopping, local que os passageiros são deixados. É super seguro, só precisa reservar com antecedência. Em feriados, o carro sai mais cedo, às 07h30, assim evita as filas na aduana.

Você também pode optar por deixar o carro em um estacionamento perto da fronteira, mas do lado do Brasil. Eu não gosto dessa opção porque você tem que atravessar a Ponte da Amizade inteira caminhando e com suas compras na volta. Mas é uma opção para quem não quer ir de van.

As comprinhas

Entre a compra de um papel de parede e uma lâmpada na cidade paraguaia, sempre paramos em lojinhas de cosméticos e acessórios para que eu também possa fazer minhas comprinhas. Aqui vou listar tudo que compensa comprar e também algumas coisas que vi e não valem a pena.

1 – Produtos para cabelos

Ano passado, não encontrei muita coisa para cabelos, mas este ano estava sensacional. Com muitas marcas. Encontrei em diversas lojas a minha marca queridinha Schwarzkopf, no próprio Shopping del Este tem várias lojas com essa marca. Os litrões de xampu e condicionador custam por volta de US$ 30. Eu comprei os frascos menores, de 400 ml. Os da linha Gliss saíram por volta de US$ 8 e os da linha Bonacure por volta de US$ 12 cada. Comprei os xampus, condicionadores e cremes de tratamento. Aqui no Brasil, os frascos menores custam, no mínimo, R$ 90 e os grandes R$ 200. É muita economia. Também comprei uma ampola reparadora da l´Oreal que dá para dois usos e foi U$ 5.

Linha Gliss da Schwarzkopf com valores por volta de US$ 8 cada

Linha Gliss da Schwarzkopf com valores por volta de US$ 8 cada

A loja que achei com melhor preço e fiz a maioria das compras desses produtos é a Querida, que fica no shopping Mina Índia, no primeiro andar, assim que entramos. Esse pequeno shopping é do outro lado da rua do Shopping del Este, pertinho do King Fong, na Avenida San Blas. Tem os melhores preços.

Comprei também o creme de tratamento Aussie por US$ 8 na lojinha Querida. Mas a linha completa de Aussie, queridinha de quem vai aos EUA, invadiu Ciudad del Este. É só uns poucos dólares mais caros que nos EUA.

A ampola da L´Oreal é pequena mas dá para usar duas vezes. Coloquei com esse xampu para terem ideia do tamanho

A ampola da L´Oreal é pequena mas dá para usar duas vezes. Coloquei com esse xampu para terem ideia do tamanho

2 – Bolsas

Sinceramente, ano passado achei a safra de bolsas melhor que este ano. Porém, tem uma loja que adoro, a Chenson, uma marca paraguaia mesmo e que tem alguns modelos lindos. Comprei uma bolsa caramelo por US$ 25. Eu não compro réplicas de bolsas de marca, ou compro a própria, ou não compro. Na Chenson você não irá encontrar nenhuma réplica, são modelos próprios. Também comprei uma capa para meu netbook por US$ 2,80. Aqui no Brasil nunca encontro do mesmo modelo por menos de R$ 60.

A Chenson tem várias lojas espalhadas pelo Paraguai, você irá encontrar alguma com facilidade. Nos shoppings da Avenida San Blás tem várias.

A alça dessa bolsa é bem longa, deixei menor para sair na foto

A alça dessa bolsa é bem longa, deixei menor para sair na foto

 3 – Chocolate

No Shopping del Este tem várias lojas que vendem chocolate. Achei que os da marca Milka compensam mais, custa US$ 2,80 uma barra de 100 gramas. Também tem lojas com doce de leite e alfajores, mas, sinceramente, não pesquisei os preços porque não deu tempo.

Milka por US$ 2,80

Milka por US$ 2,80

 4 – Cachecol

No Shopping Mina Índia, no subsolo (em frente ao McDonalds) tem uma lojinha que vende vários produtos, esqueci o nome, mas tem cachecóis maravilhosos por US$ 2,50. Mas também não é difícil encontrar esse tipo de produtos por lá por esse valor.

5 – Creminhos para o rosto

Em todas as perfumarias tem uns creminhos japoneses para o rosto, geralmente, são máscaras e o valor gira em torno de US$ 5. Elas são boas, as que usei não deram alergia e são baratinhas, dá para comprar várias para testar.

bannerbere468x60_kit_natal_himidia

6 – Brinquedos

Certo, não compramos brinquedos para nós, mas sempre temos uma criança para presentear. No meu caso, a minha irmã de seis anos que adora a Peppa Pig. Em algumas lojas de brinquedos tem os bonecos da família de vários tamanhos. Os pequenos custam R$ 20. Era para eu comprar a Peppa, mas comprei a mãe dela por engano, mas todos têm os mesmos valores. Eu vi lojas com a Peppa nos Shopping Mina Índia e na Galeria Zuni (Avenida Monseñor Rodriguez, pertinho do Shopping del Este).

Não fiquei, sinceramente, olhando o preço de todos os brinquedos, mas vi que a família da Peppa tem preços bons e a Lalaloopsy também.

Essa é a Mamãe Pig, da Peppa

Essa é a Mamãe Pig, da Peppa

A Sax e a S.A. Shop

No blog Garotas Estúpidas li sobre duas lojas. Ambas ficam no shopping King Fong. A S.A Shop é uma loja de departamento de produtos chineses. Tem roupa, acessórios, maquiagem e mais uma infinidade de coisas. Porém, eu não compro maquiagem das quais não tenho referência sobre as marcas e lá elas são bem desconhecidas. As bijuterias parecem bem chinesas mesmo, não me atraíram.

Já a Sax é linda e bem luxuosa, tem grandes marcas como Tommy Hilfinger, Christian Dior, Giorgio Armani, dentre outras. Podem confiar que os produtos são todos originais. Os preços são melhores que no Brasil, porém, bem mais caros que nos EUA, por isso, não comprei nada. Mas vale dar uma conferida.

BoticárioHi_Midia_728_90

O que não vale a pena comprar

A Ciudad del Este está cheia de produtos MAC agora. Porém, os valores não são muito atrativos, assim como as marcas Kryolan e Urban Decay. Os preços podem até ser menores que no Brasil, mas são muito maiores que nos EUA. A paleta Naked 1 da Urban Decay, por exemplo, não sai por menos de US$ 70, não acho interessante.

Algumas lojas vendem produtos de marcas como Nike e Puma originais. É preciso também garimpar muito para achar algum preço muito atrativo. Dos valores que eu vi, achei apenas de 10 a 20% mais baratos que no Brasil.

bookingportbanners_br-06

Recomendações importantes

– Prefira comprar com real ou dólar. Compras no cartão têm acréscimo e você ainda paga IOF de 6,38%;

– o Shopping del Este tem uma praça de alimentação muito boa no último piso, tem comidinha bem brasileira. Você consegue almoçar pagando entre R$ 20 e R$ 30. Sempre bom evitar comer pelas ruas.

– Ciudad del Este é uma bagunça ainda pior que a Rua 25 de Março em São Paulo. Tem muito mais ambulantes e pessoas que te oferecem todo tipo de coisa. Portanto, não fique parando e cuidado com bolsas e carteiras. Meu namorado e eu sempre levamos uma mochila para colocar nossas compras, assim ficamos mais seguros e economizamos espaço.

– a sua cota de compra é de US$ 300.  Na aduana na saída do Paraguai, nem todos os carros são parados, é sorte ou azar. No aeroporto, todas as malas passam por raio-X. Nas estradas, você pode ser parado ou não pela Polícia Federal na volta. Eu, de Foz do Iguaçu até São Paulo não fui parada. Quando fui de avião para Foz, minha mala passou pelo raio-X e viram tudo que tinha dentro e perguntaram o preço de alguns itens. Eles sabem que quem vai para Foz faz compras no Paraguai.

Evite comprar produtos que não sejam realmente muito mais baratos que no Brasil, assim você aproveita bem sua cota e seu espaço na mala. Caso você passe sua cota e um agente descubra, será cobrado imposto em cima dos produtos que estão fora da cota, ou seja, sua economia será comprometida.

– o seu tempo, se for de van, das 08h00 às 15h00, é bem pequeno para ver e pesquisar muita coisa. Portanto, é sempre melhor ir com um foco sobre suas compras sem ficar perdendo muito tempo. Ainda mais se for sua primeira vez, irá perceber que tem muito para ver. Se estiver em um grupo grande de amigos, é melhor se dividirem em grupos se tiverem interesses diferentes. Da segunda vez em diante já fica mais fácil.

Os produtos da Aussie também são vendidos em Ciudad del Este

Os produtos da Aussie também são vendidos em Ciudad del Este

Se você está na região e quer fazer muitas compras, também indico o duty free da Argentina. Eu só compro perfumes, cremes e maquiagens lá e não nas lojas paraguaias. É garantia de qualidade e bons preços. Tem um post sobre o local aqui

Sylvia Barreto

ClickBus_GENERICO_728x90

 

 

 

 

12 comentários sobre “Comprinhas para mulheres no Paraguai

  1. Obrigada por suas dicas!
    Estou indo para Foz no início de agosto, ficarei apenas 4 dias. Bom, muito medo e receio de ir ao Paraguai e aí descobri que poderia ir somente ao somenteShopping Del Este. Essas dicas que você deu somente são de lojas de dentro do shopping? Obrigada!

    • Olá, Suzana,

      Você não precisa ficar apenas no Shopping del Este. Geralmente, as vans deixam os turistas lá, mas você pode sair e andar pelas ruas, é tranquilo. A maioria dessas dicas são de lojas que ficam do outro lado da rua do Shopping del Este. Para ir ao Shopping King Fong, por exemplo, você precisa atravessar a grande avenida principal que tem em frente ao Shopping del Leste.
      No Shopping del Leste você irá encontrar alguns produtos mencionados aqui, como os xampus e condicionadores de diversas marcas importadas e por bons preços. Porém, as boldas Chenson não irá encontrar. Se você tiver interesse em comprar coisas para casa, há algumas lojas legais no Shopping del Este também.
      Obrigada por acompanhar o blog.
      Abraços,
      Sylvia

    • Oi, Fernanda, tudo bem?

      Eu fui duas vezes até a pousada El Shaddai para pegar o transfer até o Paraguai e meu namorado foi também mais uma vez sem mim. Em todas as ocasiões fomos bem atendidos e eles até guardaram algumas compras para nós, apesar de estarmos em outra pousada. Eu não conheci os quartos nem me hospedei, mas as áreas comuns são bem agradáveis, os funcionários são atenciosos e tem wifi bom. Além disso, a localização é ótima, bem no centro de Foz, perto de restaurantes, bancos e supermercado e de fácil acesso para transportes públicos. Acredito que eles tenham quartos coletivos e para casais, como um hostel.

      Obrigada por acompanhar o Viajar é Simples!

      Abraços,

      Sylvia

  2. Pingback: Compras no Paraguai: o paraíso do luxo em Ciudad del Este |

  3. Pingback: Dez dicas para mulheres que querem viajar sozinhas |

  4. Olá parabéns pelas dicas… Acrescente a seus leitores a forma de ir ao Paraguai.
    Eu fiquei no Hotel Dan’in foi só atravessar a rua e pegar o ônibus que vai para o Paraguai na época R$5,00 e na volta a mesma coisa o ônibus do Paraguai te deixa na porta do hotel. Esse ônibus não é fiscalizado e com o baixo custa você entra e sai do Paraguai umas 3 vezes ao dia só trazendo produtos para o hotel.
    Se estiver de avião, NÃO compre whisky de 5 litros porque não pode embarcar. O meu tive que vender no aeroporto para um taxista pela metade do preço.

      • Olá gostei das dicas
        Final de agosto irei passar 3 dias em foz e claro que quero fazer umas comprinhas no Paraguai, quero comprar cosmético silicon mix crece pelo, aussie
        Minha dúvida é se não parar na aduana no aeroporto eles encrencam com isso ou depende da quantidade?
        Bj

      • Oi, Luana, que bom que gostou. No aeroporto costumam verificar todas as bagagens. Porém, ele só implicam com quem compra mais que a cota, se você estiver dentro da cota, sem problemas. Só tome cuidado se comprar muitas unidades do mesmo produto ou do mesmo tipo de produto (por exemplo, 15 frascos de creme para cabelo). Cada tipo de produto tem uma quantidade limitada, e o de cosméticos, apesar de não ter uma quantidade limitada, costumam encrencar se tiver mais que dez frascos. Portanto, se for comprar muito mais que isso e puder dividir a quantidade entre dois passageiros, melhor. Boa viagem!

  5. Olá fiquei encantada com as dicas. E que bom que exista pessoas como você. Estarei indo lá em outubro e preciso aprovitar para comprar um aparelho de drenagem linfatica o que me aconselha. Obrigada

Deixe um comentário