Cartagena com o navio Monarch, da Pullmantur

A bela Cartagena inspirou livros de Gabriel García Márquez

A bela Cartagena inspirou livros de Gabriel García Márquez

Quando lia os livros de Gabriel García Marquez, as cidades nas quais se passavam as histórias me pareciam maravilhosas, saltavam das páginas dos livros e ganhavam vida própria. O autor me incitou a conhecer a Colômbia e uma cidade de maneira especial: Cartagena das Índias, mencionada, por exemplo, em “O Amor em Tempos de Cólera”, uma das mais famosas obras de Márquez.

Uma semana antes de Gabo morrer, pude conhecer a bela Cartagena, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1984, o ano em que nasci. Agradeço ao autor por inspirar em mim não só o prazer pela leitura, mas a fome pela Colômbia, que pretendo visitar ainda muitas vezes.

As cores da cidade são vibrantes!

As cores da cidade são vibrantes!

Fui para a cidade fundada em 1533 a convite da Pullmantur para embarcar em um cruzeiro pelo Caribe Sul no navio Monarch. O ano inteiro o barco faz a rota: Cartagena, Aruba, La Guaira (Venezuela), Curaçao e Colón (Panamá) em uma semana. Os passageiros podem embarcar e desembarcar em qualquer um desses portos, desde que o porto de início da viagem seja o mesmo de término.

Eu tive a sorte de embarcar em Cartagena, porque assim, pude ficar uma noite na cidade antes de ir para o navio. De São Paulo, saí com um voo da Copa, desci na Cidade do Panamá e de lá foi mais um voo de menos de uma hora para Cartagena. Vou contar os passeios que fiz e que qualquer turista pode fazer, porém, eles também são oferecidos pelo navio, devem ser adquiridos ao longo do cruzeiro e podem ser parcelados em até cinco vezes nos cartões de crédito.

Todos os sábados, acontece embarque e desembarque de passageiros no navio Monarch em Cartagena

Todos os sábados, acontece embarque e desembarque de passageiros no navio Monarch em Cartagena

CVC 250x250-carnaval_2016

O passeio de charrete 

Foi em um passeio de charrete que tive meu primeiro contato com o colorido de Cartagena. Você pode encontrar uma dessas nos principais pontos históricos da cidade por US$ 30 para quatro pessoas com um roteiro de 30 minutos.

As charretes comportam quatro pessoas

As charretes comportam quatro pessoas

A minha trajetória começou em Las Bóvedas, já dentro da cidade amuralhada, aonde há um mercado com artesanato colombiano. De lá seguimos pelo centro histórico de Cartagena, com seus prédios de cores vibrantes. Como começamos quase seis da tarde, podíamos ver o sol ir embora através das muralhas. Uma dica para ver o pôr-do-sol é o Café del Mar, com música agradável, ou em cima de Las Bóvedas, que já é um pouco mais agitado.

Las Bóvedas, local de compras

Las Bóvedas, local de compras

Quando o passageiro compra o passeio com a Pullmantur dentro do navio, paga um pouco mais que o valor que pagaria diretamente na rua, mas tem a vantagem de ter transporte até o local e um guia que narra todo o passeio e conta sobre os locais que passamos com a charrete. Eu, apesar de não ter nesse momento ainda embarcado no navio, fiz o passeio da maneira como os passageiros fazem. Outra vantagem é que quem tem excursões compradas com a Pullmantur pode desembarcar na cidade antes daquelas que não adquiriram os pacotes de excursão na embarcação.

Apesar de não ter conseguido caminhar muito pelas ruas de Cartagena nessa oportunidade, foi com esse passeio que puder ver a cidade que eu apenas imaginava em minhas leituras. O chão de pedras, os bares, a muralha e toda magia de Cartagena.

Você não irá sair de Cartagena sem um chapéu. Custam ao redor de US$ 13

Você não irá sair de Cartagena sem um chapéu. Custam ao redor de US$ 13

Pelas ruas de Cartagena

A Pullmantur também oferece um passeio pela cidade que se chama Cartagena Colonial. Custa US$ 56 por pessoa e consiste em uma excursão a pé e guiada começando na entrada principal do centro histórico de Cartagena, mais precisamente na Torre del Reloj, com visitas o Museu da Inquisição e ao Naval. Os passageiros são transportados pela Pullmantur com guia até o local do início da caminhada e, depois, levados de volta ao navio.

Entrada principal da cidade amuralhada

Entrada principal da cidade amuralhada

Logo após a Torre del Reloj, está o Portal de los Dulces distribuído no piso térreo de algumas construções históricas. Ali é possível comprar todo tipo de doce colombiano por ótimos preços.

Logo atrás da Torre del Reloj fica o Portal de los Dulces

Logo atrás da Torre del Reloj fica o Portal de los Dulces

Docinhos típicos da Colômbia

Docinhos típicos da Colômbia

Pelas ruas, fui até a Catedral de Cartagena, construída em 1575 e também à Igreja de San Pedro Claver, do século 17. São duas construções majestosas. Entrei no Museu da Inquisição, com todas as réplicas dos objetos de tortura usados durante os séculos em que a cidade sofreu com os inquisidores. Fui também ao Museu Naval, que tem apresentações de danças típicas colombianas e pude ver duas delas.

Igreja de San Pedro Claver

Igreja de San Pedro Claver

Visitei, ainda, o Castillo de San Felipe. Ele teve sua construção iniciada em 1536 em um ponto alto da cidade, a Colina de San Lázaro, para proteger Cartagena de invasões e ataques inimigos. Para subir até o topo, é preciso um pouco de fôlego, mas perto da bandeira tem colombiana tem uma lojinha que vende limonadas deliciosas por US$ 2. É possível passar pelos túneis antigos da fortaleza que eram usados para surpreender os inimigos.

blog14

Plaza de la Aduana

Museu da Inquisição

Museu da Inquisição

Hotel

Do aeroporto até o hotel fiquei decepcionada com Cartagena. A cidade é muito grande e se expande muito além de seu centro histórico. No caminho até o Hotel Estelar Grand Playa Manzanillo não há muita coisa bonita e histórica, além da vista de umas praias. O hotel é afastado dessa região central, mas gostei muito dele.

Piscina com vista para praia no hotel

Piscina com vista para praia no hotel

Ele é all inclusive e todas as comidas e bebidas de lá eram boas. Aliás, tudo que eu comi na Colômbia era extremamente saboroso! No hotel, me lembro dos bons pães do café da manhã, a mandioca no almoço e a boa lasanha que comi em um jantar. Mas não se preocupe, qualquer prato é uma boa pedida. Também havia uma estação de snacks entre as refeições, com empanadas, por exemplo. Vale experimentar!

A praia em que o hotel fica

A praia em que o hotel fica

O meu quarto era bem espaçoso, de frente para uma das piscinas, a menor. Porém, a maior é linda e com vista para a praia. Por sua vez, a praia não é tão bonita. Ela tem uma longa faixa de areia e o mar é bem comum, nada de águas cristalinas. Pelo site do hotel, vi que há diárias ao redor de US$ 320 o casal.

Lobby

Lobby

Meu quarto

Meu quarto

Noite em Cartagena

Noite em Cartagena

Dica de restaurante e bar

No belo hotel Sofitel Santa Clara Cartagena, está o bar El Coro Lounge (Calle del Torno # 39-29). O hotel é um antigo convento, no qual também se inspirou Gabriel García Márquez para escrever “Do amor e outros demônios”. O bar é aberto também a quem não está hospedado no hotel. Ele é bem escurinho e tem música ao vivo nas noites de quinta a sábado. Eu indico o mojito tradicional ou o de lulo, uma frutinha típica da região, é perfeito. A piña colada também estava boa.

El Coro Lounge

El Coro Lounge

O El Santisimo

O El Santisimo

Almocei um dia no Restaurante El Santisimo (Calle 38). Simplesmente sensacional! Vamos lá, minhas escolhas: suco de corozo, uma frutinha também local que é da família do morango; Pa´Excomulgados de entrada, um prato de bolinhos como de arroz, mandioca e milho; Pollo Santo Toribio como prato principal que vem com patacones, a banana assada; La Gula pra sobremesa, que é um brownie com sorvete e molho de chocolate.

Entradinha no El Santisimo

Entradinha no El Santisimo

É um dos melhores locais que comi em toda a minha vida, tudo estava perfeito. Cada prato tem seu valor, mas eles também fazem um “pacote”, o Plan Milagro, no qual pode pedir um entrada, uma prato principal, uma sobremesa e ter direito a duas horas de bebidas por algo em torno de US$ 42. Vale muito a pena.

Além da boa comida, o El Santisimo fica em um casarão antigo muito bonito e a decoração é ótima. É um local imperdível na cidade. Para que conheça melhor, deixo aqui o site: www.elsantisimo.com

É lindo ver o sol se pôr de cima da muralha. Uma dica é o Café del Mar o Las Bóvedas

É lindo ver o sol se pôr de cima da muralha. Uma dica é o Café del Mar ou Las Bóvedas

A Colômbia tinha um slogan que dizia: O risco é querer ficar. Ele foi feito porque muito turista tinha medo de ir ao país por conta das confusões ocasionada pelas FARC. Hoje em dia o slogan mudou porque a Colômbia vive outro momento, bem mais tranqüilo. Só eu pensei muito nessa frase quando estava lá, porque ir para Colômbia é mesmo correr o grande risco de querer ficar por lá.

Quer dicas de Bonaire? Clique aqui

No Portal de los Dulces

No Portal de los Dulces

O risco é querer ficar!

O risco é querer ficar!

Repare nas sacadas das casas de Cartagena

Repare nas sacadas das casas de Cartagena

Bolsas Wayuu, queridinha das fashionistas, por US$ 30 nas ruas

Bolsas Wayuu, queridinha das fashionistas, por US$ 30 nas ruas

Castillo de San Felipe

Castillo de San Felipe

Ainda no castelo

Ainda no castelo

 

O Monarch e eu nos despedimos de Cartagena

O Monarch e eu nos despedimos de Cartagena

Sylvia Barreto

*Viajei a convite de Pullmantur

bannersub10x-728x90-1

 

 

118 comentários sobre “Cartagena com o navio Monarch, da Pullmantur

    • Oi, Carol, obrigada por acompanhar o blog.

      O cruzeiro todo foi muito bom. Em breve vou escrever uma matéria sobre o navio no site http://www.viajaresimples.com.br e te mando o link. Não sei se você bebe, mas as bebidas incluídas são de boa qualidade. Quanto ao restaurante buffet, só tente evitar os horários de “pico” porque fica bem cheio. Se você estiver na categoria de cabines Grand Suite ou Royal Suite, tem acesso à uma área restrita, o The Waves, com deck, finger food e wifi livres. Se vocês estiver em uma suíte junior pode adquirir esse serviço ao chegar no navio por US$ 60 por semana por pessoa. As demais cabines não podem comprar o acesso. Recomendo muito.

      Sobre as excursões, gostei bastante. Em Curaçao nadei com os golfinhos e o preço da excursão do navio é quase o mesmo cobrado no local (Sea Aquarium). Perto do Sea Aquarium ainda dá para você ficar na praia de Lions Dive. Outra coisa legal de Curação é fazer compras. Para cosméticos e perfumes, recomendo a loja Penha, bem pertinho da parada do navio (só tem que atravessar a ponte ou pegar a balsa), tem Vistoria´s Secret por ali e algumas lojas de roupa, como Tommy, mas roupa é preciso procurar bem por bons preços.

      Em Aruba fiz um passeio de jipe e passei a tarde em Palm Beach, que é linda, se puder ir, vai gostar. No passeio de jipe paramos em Baby Beach, que também amei, mas o jipe fica poucos minutos por lá. Já em Colón, no Panamá, não tem muita coisa para fazer. Você pode tentar visitar a zona franca, mas não sei se todas as lojas permitem a retirada de produtos na hora ou se mandam entregar no navio, se as encomendas chegam de fato. Na Venezuela fizemos um passeio pelo Parque Nacional El Avila que tem um teleférico até Caracas, quando eu fui não estava funcionando o teleférico, mas acho que voltou logo depois. Sinceramente, não gostei muito do passeio, acho que com o teleférico deve ser melhor. Fomos até um povoado, o visual é bonito, mas não tem nada para fazer e o almoço é ruim, pelo menos para mim. Em termos de beleza, Curaçao, Aruba e Cartagena são mesmo as estrelas do roteiro.

      Cartagena é uma cidade vibrante. Não sei aonde ficará hospedada, mas se for na cidade amuralhada, terá muitas opções de bares e restaurantes. O costume lá não é ficar muito em um bar, mas ir de bar em bar experimentando cada um. De qualquer maneira, se ficar fora da cidade amuralhada, pode ir para lá de táxi. Vale a pena andar pela cidade histórica conhecendo cada cantinho, você terá tempo para isso. Se puder ver o pôr do sol do Café del Mar, recomendo muito, tem música agradável e uma vista linda!Eu só não recomendo o passeio do Chiva Bus. É um ônibus que passa por alguns pontos turísticos da cidade enquanto um grupo toca música típica e garrafas de rum e coca cola são distribuídas entre os passageiros. Achei muito barulhento e que não dá para conhecer a cidade de fato.

      Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição!

      Abraços,

      Sylvia

      • Sylvia, muito obrigada pelas dicas úteis!
        Estava com medo de ter pouco tempo em aruba e curaçao, mas pelo que vi, da pra aproveitar sim!
        Em cólon, estou planejando o tour de compras, e na Venezuela confesso que não pretendo sair do navio…..

        Bjs e obrigada!

      • Oi, Carol, na verdade, o local que o navio fica parado menos tempo é em Curaçao. O embarque de volta é às 15h30 e é o destino que tem mais fila na hora de retornar ao navio, por isso indico que tente sair o mais cedo possível e, se for fazer nado com os golfinhos, peça agendamento para um horário cedo, se possível, assim você fica com o resto do dia para aproveitar. Em Aruba tem bastante tempo mesmo. Na Venezuela, se tiver um dia de sol, é uma ótima oportunidade para usar as piscinas ou jacuzzis, já que o navio estará mais vazio.

        Boa viagem e abraços,

        Sylvia

  1. Olá Sylvia: adorei seus comentários. Eu e meu marido faremos essa viagem na semana que vem e estamos ansiosos! Pena que não teremos muito tempo em Cartagena… Acho q meio dia no primeiro dia e meio dia quando o navio retornar… Vc acha que da pra conhecer a cidade nesse tempo? O que vc recomenda? Obrigada

    • Oi, Zaira, obrigada por acompanhar o blog. Acho que nesse tempo você consegue sim fazer algumas coisas. Eu sugiro que na metade de um dia vocês se dirijam à cidade amuralhada, que é o local histórico de Cartagena. Lá vocês podem caminhar com um mapa mesmo vendo os principais pontos históricos, como Torre del Reloj, Iglesia de San Pedro Claver, Las Bovedas, e Catedral Santa Catalina. Se você pedir para o taxista te deixar na Torre del Reloj, você sai andando dali e conhece boa parte do centro histórico. Pode fazer um passeio de charrete também e tomar algo no Cafe Del Mar que tem uma vista linda da orla.
      Outra metade de dia indico que vá até o Castillo de San Felipe de Barajas, é um pouco afastado do centro, mas coisas de quinze minutos. Esses são os pontos mais emblemáticos da cidade.
      Abraços,
      Sylvia Barreto

  2. Olá Sylvia, adorei seu post sobre o Cruzeiro da Pullmantur Monarch. Farei essa viagem no mês de Maio/2015, porém ainda tenho uma duvida em qual cabine escolher, estou entre a GT (Grand suite com varanda) e a ST (Suite Luxo c/Varanda),você teria alguma sugestão? Referente as bebidas também estão inclusas na cabine? Estou programando a saindo do Porto de Cartagena, meu voo está previsto para chegar ao 12:00 (meio dia), da data de embarque você acha que dá tempo, ou devo chegar em Cartagena 01 dia antes?
    Obrigada, abraços
    Tathy

    • Olá, Tathy, desculpa a demora para responder suas questões, mas eu estava confirmando com a Pullmantur alguns detalhes. Vamos lá:

      – sobre as cabines, na Gran Suíte com Varanda você terá varanda privada; cama de casal (convertível em 2) e sofá cama doble (cama mede 180×200 cm e sofá cama doble 155×190 cm); cabine de 35,48 m²; banheiro; voltagem 220v; penteadeira, televisão; cofre; secador de cabelo e frigobar.
      Na Suíte Luxo com Varanda você tem dormitório independente com cama de casal (180x200cm); sala de estar, reprodutor de cd´s; varanda; Sofá cama doble (155x190cm), espaço de 41,43m²; banheiro; voltagem 220; penteadeira; televisão; cofre; secador de cabelo e frigobar.
      Em termos de espaço e mobília, são bem parecidas, porém, os passageiros Grand Class possuem serviços de comidas e bebidas na cabine gratuitamente. Quem está nas suítes Gran Class também têm direito a usar o espaço reservado do navio chamado de The Waves, o qual eu pude usar e adorei porque tem ótima internet grátis e comidinhas deliciosas.
      Sobre o horário de embarque em Cartagena, se você chegar ao meio-dia, dá tempo de sobra. O horário estimado de check-in na cidade é das 14h30 às 20h00.
      Se quiser saber mais sobre o navio, te indico minha matéria sobre ele no site: http://www.viajaresimples.com.br/randomico.php?id=88
      Obrigada por acompanhar o blog. Abraços,
      Sylvia Barreto

  3. Achei o blog por acaso!! Mas Adorei!! Embarco no próximo dia 05/09 pra Cartagena. Minha dúvida é, não corro risco de ficar sem nadar com os golfinhos por causa de lotação, falta de agenda? Você pode nos passar uma noção de preço pra isso!!

    Também adoraria fazer mergulho, tem alguma sugestão??
    Agradeço desde ja!! Tudo que citou ja me será de muita utilidade.

    • Olá, Lidiane, obrigada por acompanhar o blog! Acho que se você fizer a reserva do nado com golfinhos no primeiro dia de cruzeiro, não irá ficar sem. Quando eu fiz o roteiro, eles costumavam anunciar no dia anterior à descida em cada porto que ainda tinha vaga para determinadas excursões. O passeio em Curaçao que eu fiz custa US$ 190 no navio, você pode parcelar em algumas vezes no cartão. Acho que tem outras opções desse tipo de passeio também. Se você for direto ao local, que é dentro do Sea Aquarium e se chama Dolphin Academy, o nado com golfinho é US$ 174 por pessoa, o site é esse: http://www.dolphin-academy.com/programs/dolphin-swim. A vantagem do navio é que nos US$ 190 já inclui o transporte (não é muito perto do porto o local, você gastaria de táxi) e você tem preferência para descer da embarcação se comprar com eles.
      No site ligado ao blog, tem uma matéria especial do navio: http://www.viajaresimples.com.br/randomico.php?id=88
      Se tiver alguma dúvida, estou à disposição!
      Abraços,
      Sylvia Barreto

  4. Olá Sylvia, tudo bem? Nossa, seu blog foi um belo achado! Tem ótimas dicas e adorei a forma como vc monta os posts. Achei esse em especial que me chamou atenção. Vou fazer o cruzeiro agora em setembro, partindo de Cartagena.
    Mas gostaria de uma informação, se você puder me ajudar. Em Colón, há excursão (fora ou do próprio navio) que leve até o Panamá? Você saberia me informar? Queríamos fazer compras por lá, mas não sabemos se dará tempo ou se tem excursão. Desde já obrigada e parabéns pelo blog. Abç, Bruna.

  5. Olá Sylvia boa noite,

    Parabéns pelo blog, excelente.
    Estou pretendendo fazer esta viagem. Na realidade vai ser nosso primeiro cruzeiro.
    Com relação as cabines gostaria de umas dicas, por conta do preço estamos pretendendo ficar nas cabines exterior ou exterior superior.
    Qual a melhor localização ou deck para ficar ?

    Grato

    • Obrigada por acompanhar o blog, Lucas.
      Sobre as cabines, tem algumas da mesma categoria exterior superior em três decks: 5,6 e 7. Se puder ficar no mais alto é melhor. Acredito que a diferença entre as cabines exterior e exterior superior seja só a posição dentro do navio, a superior fica nesses decks mais altos, enquanto a exterior fica no quarto deck, elas têm a mesma metragem. Eu fiquei em uma suíte júnior com varanda no décimo andar, a partir desse andar são as com varanda, portanto, se decidir por uma, é do 10 para cima.
      Na minha opinião, suítes com varandas são melhores porque você não fica escravo do ar condicionado. Eu não gosto do ar condicionado porque tenho sinusite e, se você fica em uma suíte sem varanda, geralmente, a escotilha não abre e você não tem como deixar o ar de fora entrar, isso me incomoda bastante em navio ou hotel. Mas, claro, se quiser um preço mais em conta, fique em uma sem varanda mesmo, em termos de serviços, é a mesma coisa. Se for sem varanda, tente o deck 7. Com varanda, as mais econômicas estão no andar que eu fiquei, o 10, nos andares acima desse, estão as maiores e mais caras.
      No meu site tem uma matéria completa sobre o navio, dá uma olhadinha: http://www.viajaresimples.com.br/randomico.php?id=88
      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Sylvia

  6. Olá, vou fazer este cruzeiro de 20/12 a 27/12 e tenho um dia em Cartagena, chego por volta de 15h no aeroporto e gostaria de saber se consigo visitar o centro historico, queria ver as muralhas e o castelo de San Felipe, li que ele é aberto a visitação ate 18h, será que da tempo? Consigo visitar no dia que chego ainda?

      • Eu ainda tenho o dia seguinte livre, chego dia 18 a tarde, tenho dia 19 livre e embarco dia 20. Gostaria de conhecer alguma ilha ou praia caribenha neste dia livre se fosse possível fazer a parte histórica no primeiro dia, por isso perguntei se daria.. Estou muito em duvida sobre o que seria possivel fazer com este um dia e “meio”

      • Oi, Kelly, então você tem bastante tempo. No dia 18 sugiro que vá ao centro histórico e, se conseguir, veja o pôr do sol sentada em uma mesinha do Café del Mar. No dia 19 você pode ir para alguma praia. E, no dia 20, faz o teu check in no navio pela manhã e depois vai ver o Castelo de San Felipe com tempo e até consegue passar no centro histórico outra vez. Pelo menos quando eu fui, o Monarch ficava em Cartagena até anoitecer, então você tem o dia todo livre após o check in e o navio ainda oferece passeios pela cidade se você quiser comprar. Caso contrário, pode ir de táxi ou transporte público para o Castelo.
        Boa viagem e obrigada por acompanhar o Viajar é Simples!
        Abraços! Sylvia Barreto

  7. Olá Syvia. Gostei dos comentarios e respostas me ajudaram bastante.
    Estarei em Cartagena em janeiro com minha esposa. Pretendo visitar O centro Historico e Cultural Judaico fica perto da Cidade Amuralhada mesmo?

  8. Olá , boa noite, embarcamos no navio monarch a partir de cartagena, minha preocupação é na volta, se corremos o risco de perder o vôo para o brasil,,,gostaria de saber se o desembarque é muito enrolado, pegamos o vôo para o brasil as 16.:30,,…

    • Oi, Priscilla, obrigada por acompanhar o blog. Na verdade, o meu caso foi uma exceção porque embarquei em Cartagena, mas desembarquei no Panamá. Meu desembarque atrasou um pouco, coisa de uma hora, mas mesmo assim ainda era muito cedo. O navio chega de manhã aos portos, então, mesmo q atrase um pouquinho, dá tempo já que seu voo é à tarde. Abraços e boa viagem!

    • Oi, Cidnei. Obrigada por acompanhar o blog.
      Sobre o cruzeiro, ele não tem mais bebidas liberadas no pacote normal, você pode comprar pacotes de bebidas de acordo com suas necessidades. Porém, se você adquiriu seu pacote antes do dia 14 de outubro de 2014 ainda estão todas as bebidas incluídas. Se tiver mais dúvidas, é só falar. Abraços, Sylvia Barreto

  9. Ola, gostaria de saber sobre o ultimo dia, sei q eles levam a mala no dia anterior, mas no ultimo dia vc pode ficar o dia todo no navio curtindo ou tem que desembarcar cedo? Tem algum risco, tenho que sair logo atras das malas, ou posso desencanar e curtir mais um dia a bordo? digo isso pq ainda terei mais 2dias em Cartagena, entao gostaria de curtir o navio mais um pouco….

    • Olá, Camila, obrigada por acompanhar o blog. Assim como todos os navios, o desembarque é feito bem cedo. Só dá tempo de tomar café e sair, isso acontece por volta das 09h00. Quando você sair, haverá um lugar no porto com todas as malas, elas são divididas de acordo com a etiqueta que irá receber. Então, assim que você sair, não precisa correr, você irá para essa área e procura por sua bagagem, é tranquilo.
      Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraços, Sylvia.

  10. Olá, tudo bem? Parabéns pelo site, exatamente o que estou procurando.
    Vou fazer este cruzeiro embarcando em Cartagena no dia 09 de maio próximo. Meu vôo chega em Cartagena um dia antes, na sexta, dia 08, a tardezinha. Vamos ficar hospedados no bairro Boca Grande, que pelo que vi, tenho que pegar taxi até o centro que é onde ficam as atrações realmente. Pensei então, na chegada, já pegar o taxi e ir pra lá e aproveitar por ali. Depois do cruzeiro, que termina dia 16/05, penso (na tarde do dia 16), ir até o Castelo San Felipe, visto que também terei somente mais essa parte do dia para aproveitar, porque no dia 17 já volto para Porto Alegre.
    Mas, tenho algumas dúvidas:
    – Tentei comprar pesos colombianos mas não consegui, então, vou levar dólares e trocar no aeroporto de Cartagena. Para o básico (almoço, jantar…etc…) tu acha que quanto de dinheiro teria que deixar reservado?
    – Li em alguns lugares sobre a taxa governamental de 60 dólares em La Guaira, ela existe mesmo? Pelo que vi não é um lugar que chame a atenção, e com a taxa então, melhor curtir o navio não acha?

    Parabéns mais uma vez pela iniciativa.
    Obrigado.

    • Oi, Sérgio, fico feliz que gostou do blog. Para Cartagena, separe uns US$ 20 por refeição por pessoa para comer, sobre o táxi, não peguei lá, não tenho ideia de quanto gastaria. Eu desci em La Guaira convidada pela Pullmantur, se houve alguma taxa, eles pagaram para mim, mas, sinceramente, não vi nada sobre isso. Olha, eu não gostei de La Guaira, com ou sem taxa, acho que não vale a pena descer. Algumas pessoas que conheci foram até Caracas, que é muito perto, mas também não gostaram do passeio, a situação política estava bem complicada na época. No navio eles podem te informar sobre a taxa, se houver mesmo, não acho que vale pagar para ver La Guaira, do porto você já vai ter ideia de como é estranho lá. Você pode acessar aqui e ver matéria completa sobre esse roteiro: http://www.viajaresimples.com.br/randomico.php?id=88
      Sobre seus planos para Cartagena, estão ótimos, deixe o Castelo para outro dia mesmo, na volta, porque ele é um pouco longe do centro histórico, assim você não precisa correr tanto no dia de embarque e aproveita bem o centro que é lindo.
      Abraços, Sylvia

      • Oi Sylvia, tudo bem?
        Voltamos de Cartagena no final de semana e adoramos, tudo perfeito, o cruzeiro realmente é espetacular!
        Obrigado pelas dicas, abraços.
        Sérgio.

      • Sérgio, desculpe a demora para responder, mas eu estava no Alasca com pouco acesso. Fico muito feliz que gostou! Se quiser quiser escrever sobre sua experiência para o site viajaresimples.com.br será um prazer. Temos um espaço no qual os leitores contam em poucos parágrafos sobre suas viagens e mandam uma foto.
        Abraços, Sylvia

  11. Oi Sylvia! adorei seu blog mas tenho algumas dúvidas..

    a) vou embarcar pelo porto de COLON panama…. você sabe qual o meio mais barato de ir da cidade do panama até colon? a pullman oferece algun transfer?

    b) quando o navio atraca nos portos das cidades temos que descer em algum horário predeterminado? ou podemos dormir um pouco mais e sair na hora que acordar?

    c) e pra retornar ao navio? tbm tem horário predeterminado? precisamos chegar quanto tempo antes do acordado?

    d) a excursão a pé por cartagena nos leva do navio ao centro ou é só um guia que estará nos esperando lá mesmo? sem transfer..?

    obrigada!!!

    • Oi, Michelly, que bom que gostou do blog! Vou responder às suas perguntas, vamos lá:
      a – A Pullmantur não tem transfer de chegada (aeroporto/porto). Cidade do Panamá fica a pelo menos uma hora de distância de Colón. Sugiro que procure o transfer com um agente de viagem no Brasil.
      b – Você pode descer, praticamente, quando quiser. Na verdade, quando o navio abre para a saída, tem preferência de descida quem compra excursões com a empresa, ou seja, se você quiser sair logo, tem que esperar esse pessoal descer primeiro. Fora isso, você pode entrar e sair qualquer horário dentro do período de parada do navio. Pode dormir até mais tarde!
      c – Em cada porto há um horário de embarque diferente, você fica sabendo em um jornal distribuído diariamente nas cabines. Vamos supor que em Aruba o embarque seja às 16h00. Isso quer dizer que o horário limite para você entrar é 16h00. Às vezes você chega cinco minutos antes do embarque e a fila está enorme, mas eles colocam todos da fila dentro da embarcação para depois sair.
      d- Todas as excursões compradas no navio oferecem transfer sempre que necessário. Como o porto de Cartagena é longe do centro, os passageiros vão com transfer e guia e só no centro descem para a caminhada, sendo que depois voltam com o transfer também para o porto.
      Boa viagem!

      • Oi conheci um amigo que trabalha nesse navio comecei a pesquisar e gostei muito quero ir pra lá mas nunca sai de são Paulo e gostaria muito de poder ir tenho 34 anos e quero ter novas oportunidades mas preciso saber de fato quanto vou gastar com a viagem e tudo eu trabalho na 25de março e estou muito cansada será q é possível até eu arrumar um emprego no navio adorei vocês bjs

      • Olá, Priscila. Infelizmente, só posso informar sobre minha experiência como turistas. Mas sei que para trabalhar em navio você deve fazer uma seleção prévia que ocorre, geralmente, no seu país de origem. Os gastos para fazer o cruzeiro como turistas irão depender também das passagens aéreas que, por conta da variação cambial, estão mudando de valor rapidamente. Abraços, Sylvia.

  12. Olá Sylvia
    Estarei indo 2016 mas tenho dúvidas sobre a cabine
    Vc acha q vale a pena em pagar mais pelas cabines maiores pra ter acesso ao espaço?

    • Olá, Fabiana, obrigada por acompanhar o blog.
      Quem está nas cabines das categorias Grand Suíte e Royal Suíte têm direito a usar o espaço reservado The Waves. Eu adorei o espaço e a internet nele é ótima. Wi-fi em navio é sempre uma coisa bem cara, se isso for importante para você na sua viagem, já é um ponto positivo para ficar nessas cabines. Para mim era porque eu precisava trabalhar durante o cruzeiro. Aqueles que estão nas Suítes Junior podem comprar o acesso ao The Waves por US$ 8,50 o dia ou US$ 60 a semana, por pessoa (valores de 2014, precisa ver se não mudaram, mas acredito que se subiu foi pouco). Quem está nas suítes Junior não tem certeza se poderá comprar o acesso ao The Waves porque é algo limitado. Além da internet, o The Waves tem espaço para tomar sol exclusivo e serve comidinhas o dia todo. É um espaço muito agradável.
      Mas, se você quer apenas espaço dentro da sua cabine, compensa pegar qualquer suíte externa com varanda. Eu gosto quando tem varanda porque o quarto fica mais arejado.
      Você pode ver matéria completa sobre o navio acessando aqui: http://www.viajaresimples.com.br/randomico.php?id=88
      Abraços, Sylvia

  13. Olá, Sylvia! Já tinha acessado seu blog, mas não lido os comentários. Foi muito útil! Vou do Rio para Cartagena dia 22 de outubro e a quinze dias da viagem tenho dúvidas quanto aos gastos, pois com a alta do dólar comprei só para os 3 dias que desembarcarei e para os que ficarei em Cartagena – 23 e 31. Qual é a melhor opção desembarcar em Bonaire ou em Cólon? Estarei hospedada no hotel Alphis Boutique que fica no Centro Histórico e, por orçar preços de refeições, planejei US$30 para almoço e água, sorvete à tarde e em Cartagena visitar o Museu do Ouro e o castelo São Felipe além de caminhar; conhecer praças, Monumento do Relógio, Parque Bolivar; caminhar pela Muralha; comprar lembrancinhas em Las Bovedas e curtir um fim-de-tarde no Del Mar. No entanto não sei os preços certos dos ingressos. Em Aruba pensei na opção Tierra, na caverna Foutain e Tierra e Mar no Farol California e em Curaçao ir no Sea Aquarium ou no Oceanario e levantei o valor de US$ 49. Este valor é só para ver o show dos golfinhos? Queria fazer Mushroon Forest que se mergulha e se desse tempo conhecer o bairro Scharloo dos casarões , a ponte e o mercado flutuantes. Nada encontrei sobre Bonaire.

    • Oi, Maria. Obrigada por acompanhar o blog.
      Vamos lá: primeiro, não sei se já viu, mas tem uma matéria completa sobre o cruzeiro no site também, o link é esse: http://www.viajaresimples.com.br/randomico.php?id=88
      Sobre desembarcar em Bonaire ou Cólon, quando eu fui, não havia Bonaire no roteiro, era na Venezuela. Porém, apesar de não conhecer Bonaire, já escrevi sobre o destino e sei que é paradisíaco, um dos pontos mais cobiçados de mergulho no mundo. Portanto, se eu tivesse que escolher, não desceria em Cólon, que é uma cidade bem feia.
      Os ingressos em Cartagena são bem em conta. Eu não sei ao certo cada um porque fiz os passeios direto pelo navio e comprei com eles. Mas eu levaria US$ 50 para essas coisas que você quer fazer mais os US$ 30 para refeição e sorvete.
      Em Curaçao, o Seaquarium para entrar é US$ 21 na porta, porém, acho que só vê golfinhos se acessar a Dolphin Academy, para nadar com eles tem pacotes a partir de US$ 99 e você pode acessar aqui o site deles: http://www.dolphin-academy.com/pt/os-programas/o-encontro-com-os-golfinhos
      Ainda sobre Bonaire, você pode acessar o site oficial deles e pesquisar passeios: http://ilovebonaire.com/bonaire/en/. Sei que lá, mesmo de snorkel, você vê bastante vida marinha, caso queira fazer mergulho com cilindro, há inúmeras opções de agências, nesse site você vai encontrar. O Youtube deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jmCfYv8WEP4
      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      • Olá meninas, acabei de descer do navio e pra ajudar: vão pra BONAIRE!!! foi o lugar mais impressionante q estive e pegamos panfletos de hoteis para voltar!!! Fizemos o passei pelo sul da ilha, o preço é estipulado pelo governo 25dolares pp, tanto em excursões de onibus quanto taxi, fomos em 4 de taxi, o mar cor de rosa das salinas é lindo, as praias do sul transparentes e no fim paramos em spicy beach!! é uma praia maraviilhosa, com barzinho com comida boa, e vc nada com peixes de aquário logo ali na beira mar, sem precisar ir de barco pra longe, foi impressionante!!!!!! levem óculos pois o preço no brasil é mais barato q o aluguel!!! qualquer duvida podem ir perguntando p mim!! Mas aproveitem pois AMEIIIII demais, já estou quase comprando outra!!!kkkk

      • Camila, que legal que conheceu Bonaire. Não quer contar sua experiência para o site Viajar é Simples (www.viajaresimples.com.br)? O depoimento fica na seção Eu Fui. Você só precisa enviar seu nome, idade, cidade natal, um texto de até 5 parágrafos e uma foto sua no destino para contato@viajaresimples.com.br – É para falar sobre sua experiência em Bonaire mesmo, colocando quando foi e dando dicas. Obrigada, Sylvia.

    • Maria, também estarei indo na mesma data que vc. Me passe seus contatos para combinarmos de fazer os passeios juntas, com mais pessoas acaba saindo mais barato, caso opte por fazer os passeios por conta nas paradas.

      • Email- mgdemello@ig,com.br; FB – gloria de mello topan; SKIPE glorinha654 e cel (021) 982412853

      • Maria, já te adicionei no face, vamos nos falando. Camila e as outras paradas, vc fez os passeios por conta?

        Obrigada!!

        Abraços

      • Faça tudo por conta, os passeios no navio são 60-80dolares, e fora VC pega van ou táxi por 20-25….se achar 4 pessoas é bem melhor de táxi pois VC pára onde quiser o tempo q quiser, geralmente em 1 h terminavamos os passeios pela cidade e o táxi nos deixava na praia principal onde pegavamos os melhores lugares na areia, de lá VC volta pro porto em vans por 2,5 dol….os ônibus de passeio demoravam horas pra terminar o tour pois tem q esperar todo mundo…

      • Camila, muito obrigada pelas dicas. Só mais uma dúvida: quando o navio para no porto, primeiro desembarca o pessoal das excursões, certo? Qual horário normalmente vcs conseguiam desembarcar quem ia por conta?

        Abraços

      • É tranquilo, eles tem no max uns 15 min de vantagem… Geralmente abrem umas 8:45- 9h pro desembarque, o pessoal das excursões já tem q estar reunido lá embaixo pra sair, abrindo o desembarque eles saem e já liberam pro resto…a gente tomava café bem tranquilo as 8 e quando descia saia direto, nunca tive q esperar…

      • Camila, muito obrigada pelas dicas.
        Sylvia parabéns pelo site! Quando retornar vou deixar minhas dicas e experiência aqui, porque me ajudou muito.

  14. Pessoal, boa noite! Como o blog me ajudou muito e foi através dele que conheci a Glória, e como prometido a Sylvia, vou deixar as minhas dicas sobre o cruzeiro da Pullmantur pelo Caribe Sul.

    1° dia – Cartagena/embarque: optamos por realizar o embarque em Cartagena, chegamos no dia anterior a saída do cruzeiro. Segui as dicas que li nesse site e em outros e aproveitamos o dia em Cartagena, para andar na cidade murada. Deixamos para ir para o Porto as 17:00h, quando chegamos lá, já não tinha mais filas, preenchi algumas papeladas, etiquetas da bagagem (tem várias pessoas da Pullmantur orientando sobre como preencher e tirando dúvidas) e fomos para um barracão que é aonde passamos a bagagem pela Polícia e raio x, pela migração e podemos embarcar. Entre 18:30 e 19:00 h já estávamos dentro do navio, o pessoal que eu fiz amizade que foi cedo para embarcar demorou muito para entrar no navio e enfrentaram muitas filas.

    Caso tenham mais dias disponíveis, podem fazer passeios em Playa Blanca, Isla Rosário e etc.

    2° dia- Navegação: nesse dia aproveitamos para curtir o navio: conhecer bares, restaurantes, piscina e etc. Nesse dia tem a palestra falando sobre as excursões do navio. As excursões são bem caras e vc pode descer do navio e fechar logo que desembarca com empresas de turismo locais. Caso alguém queira saber os valores das excursões me passe o email que envio os preços. O Bar Fragatta é o melhor do navio, não esqueçam de provar o café bombom.

    3° dia – Curaçao: descemos do navio e optamos por fazer um city tour em um micro onibus, pagamos U$$25 por pessoa. Passa pelo principais pontos turisticos de Curaçao, fábrica de Curaçao Blue e no final te deixa na famosa Mambo Beach (praia do Seaquarium): lá vc pode optar por ficar no aquário ou curtir a praia por 2 horas pagando U$$2 por pessoa. Voltamos ao navio, almoçamos e depois fomos ao Centro de Curaçao que fica próximo ao porto e dá para ir a pé. As melhores praias de Curaçao ficam muito longe do porto (cerca de 30/40 km), conhecemos um casal que optou por ficar em Kenepa Gandi e pagou U$$75,00 para ficar lá o dia todo, ou seja, em Curaçao ou se faz o city tour ou se escolhe uma praia e fica o dia todo lá.

    Compras: achei tudo muito caro em Curaçao, mas ainda bem mais barato que no free shop do Brasil. Victoria Secret’s estava 5 por U$$35.

    4° dia – Bonaire: ilha linda, com as tão sonhadas águas azuis e cristalinas do caribe. Me apaixonei por Bonaire e com certeza um lugar que voltaria. Descemos do navio e contratamos um alemão para fazermos o passeio, como estava chovendo cobrou U$$15 por pessoa. O passeio passa por uma praia (linda por sinal e indicada para surf), depois as salinas, casas dos escravos, flamingos (como estava chovendo vimos alguns) e para em Soroboun Beach. Não gostei dessa praia, fica no meio do nada, é para quem pratica windsurf e só tem 300m (não tenho certeza) para banho e depois é muito fundo. Achei muito estranho o local e sinceramente achei que joguei dinheiro fora. As outras pessoas que foram com a gente gostaram.
    Bonaire não é para fazer city tour, é para aproveitar as praias e fazer mergulho.
    Perto do porto tem a praia Spice Beach e a famosa ilha Klein. Lá vc aproveita muito mais do que passear pela ilha. O snorkel vc pode alugar por U$$5 e ficar o dia todo, em um dos bares localizados nessa praia, vc já consegue ver os peixes nessa praia mesmo.
    O water táxi que leva até a ilha Klein cobra U$$15 por pessoa, tem a opção de mergulho que sai por U$$65 por pessoa. Sai dessa mesma praia.

    5° dia – Aruba: outro lugar que com certeza voltaria. O comércio fica do lado do porto: Renaiscence Mall, Louis Vuitton, Dolce e Gabana, Carolina Herrera, Mac e etc….tudo o que nós mulheres sonhamos.
    Pegamos o ônibus público (U$$4 com direito a 2 viagens) e fomos até Eagle Beach. Praia linda, águas cristalinas, mar lindo e praia super calma. Alugamos um guarda-sol e 2 cadeiras e pagamos U$$20 para o dia todo, com direito a usar banheiro e ducha de um hotel que fica na frente da praia (MVC Eagle Beach). Depois pegamos uma lancha (U$$5 por pessoa) e fomos até Palm Beach. Palm Beach é o point de Aruba, aonde estão localizadas as redes americanas de hotéis e resorts. Ficamos na frente do Riu e achei a água um pouco suja e a praia super lotada, também tem ducha para banho e é gratuita. Para quem gosta de praia lotada visitem Palm, para quem quer sossego, opte por Eagle ou outra praia mais tranquila. Não deu tempo para conhecer Baby Beach.

    6° dia – Navegação: 2 dias antes do desembarque existem promoções dentro do navio, por exemplo, relógios, lenços, chapéus e etc por U$$10. Para quem opta em cadastrar o cartão de crédito para gastos dentro do navio, pode realizar as compras em dólares mas por se tratar de cartão emitido no Brasil, não se paga IOF e ainda pode parcelar as compras em 12x, porém o câmbio da conversão é o praticado dentro do navio.

    7° dia – Cólon: imaginem o Paraguai, assim é a zona livre de Colon. Vc paga U$$1 por pessoa para entrar, é uma bagunça a parte da compra do ingresso. Os preços lá valem muito a pena: Perfumes (é o lugar mais barato para se comprar), Victoria Secrets (tem um outlet da Victoria que os cremes e perfumes saem por U$$6,25; nas outras perfumarias vc paga U$$6, ai vai de gosto), eletrônicos (um HD externo de 2TB estava por U$$120 e o Samsung S6 por U$$490), comprei Jonh Frieda por U$$7 (shampoo, condicionador, sprays, tudo da linha); mesmo com o dólar alto compensa muito comprar lá. Mas tomem cuidado com falsificação, da mesma forma que o Paraguai, existem lojas que vendem produtos originais e lojas com produtos falsificados. Tomem cuidado com as pessoas super solicitas que querem te ajudar, indicam lojas e etc. provavelmente eles vão pedir dinheiro para vc. Acabamos não conhecendo as eclusas ou a cidade. Mas pelo último andar do navio, parece ser uma cidade muito bonita. A parada aqui é curta e o navio sai as 16:00.

    Espero que tenha contribuído com o blog e caso tenham mais alguma dúvida, fiquem a vontade.

  15. Olá Sylvia. obrigada por este blog, gostaria de obter algumas orientações:
    1- Gostaria de comprar um jóia esmeralda colombiana. Onde posso encontrar que não seja muito cara, nem me explore muito e que seja verdadeira ?
    2-Onde fica a escultura de Botelo (gertrudes) em Cartagena…
    3-Em qual ilha você me sugere pra comer lagosta?

    Aguardo, com carinho….. grata

    • Oi, Suely, desculpe pela demora para te responder. Fico feliz que gostou do post.
      Vou tentar te ajudar com suas questões.
      1- Um bom lugar para procurar as joias é em Las Bóvedas, um mercado bem famoso, todo mundo conhece, eu falo sobre ele no texto. Porém, eu pesquisaria também nas joalherias espalhadas pela cidade, principalmente na Av. San Martín, conhecida como Carretera 2, com certeza são verdadeiras e às vezes você encontra uma boa oferta.
      2 – A escultura que menciona fica na Plaza Santo Domingo, dentro da Cidade Amuralhada, entre as ruas 35 e 36
      3 – É difícil te ajudar com essas porque não como lagosta, infelizmente.
      Ótima viagem! Qualquer dúvida, estou à disposição!

  16. Oi Sylvia , adorei ler um pouco mais sobre esse destino.
    Eu e umas amigas estamos pretendendo fazer essa viagem com a pullmantur ano que vem em outubro ou maio. Mas temos 18, 19, 21 e 22 anos e estamos em busca de muita diversão e de pessoas com a nossa mesma idade . Gostaria de saber se vamos encontrar isso ? As bebidas são de boa qualidade ?
    E vamos ficar duas noites em cartagena tem alguma baladinha pra nos indicar?
    Abraços e obrigada por me convencer de querer fazer essa viagem.

    • Oi, Natalia, fico feliz que gostou no post e que decidiu pela viagem. Cartagena é sensacional, vale muito a pena passar por lá. Mas, não posso te ajudar com a balada, eu só fui a alguns bares, é costume por lá ir a muitos bares, tomar um ou dois drinques em cada e conhecer o próximo. Mas a cidade em si tem muitos jovens e, com certeza, boas baladas. Não deixe de passar um fim de tarde no Cafe del Mar, o pôr do sol é lindo, costuma ter DJ e muita gente bonita.
      Já cruzeiro é aquele negócio, difícil ter muito jovem se não é uma saída temática. A maioria é família e casal, mas claro, sempre tem uma galera mais jovem, apesar de mudar a cada saída, não espere muito. Mas acho que vocês já estão em uma turma grande, vão se divertir juntas de qualquer maneira. As bebidas são sim de boa qualidade, fique tranquila.
      Qualquer dúvida, por favor, me escreva. Boa viagem!

  17. Oi Sylvia…. Obrigada pelas dicas…Vamos embarcar neste navio no dia 1 de janeiro de 2016… e estamos preocupadas devido o horário do vôo….
    Saíremos daqui de SP às 06:30 e iremos direto para o navio em Colon… Teremos que correr muito ou você acha que dá tempo suficiente pois o embarque é até as 18:00 hs, contando que dê tudo certo no horário do vôo, nossa preocupação é o fuso horário….
    Que você acha????

    • Oi, Suely. Nessa época, o horário do Panamá tem 3 horas menos que o nosso de SP. Ou seja, se contar no horário deles, vc chegará lá 09h30. Imagino que da Ciudad do Panamá vc tenha um transfer para Colón, p trajeto até lá dura pouco mais de duas horas. Então, se tudo der certo, até 13h00 vc estará no porto e tem um bom tempo para embarcar! Boa viagem!

  18. Oi, adorei este blog !!
    Preciso de opinião: quero fazer este cruzeiro e desembarcar em Cartagena, e tem um vôo saindo no mesmo dia pra Recife às 13h28. Fica muito corrido pegar ele ?
    A minha intenção é chegar antes, curtir Cartagena, depois o cruzeiro, e voltar cansada e feliz no dia do desembarque – se for possível.

  19. Oi, adorei o seu blog !! Aproveito pra tirar uma dúvida/opinião: vou desembarcar em Cartagena. Tem um vôo que volta pra Recife saindo as 13h28. Dá tempo de pegar este vôo ?

    • Oi, Simone, tudo bem? Obrigada por acompanhar o blog. Eu vi sua solicitação, mas embarquei em Cartagena e desembarquei no Panamá. Isso não é possível, todo mundo tem que desembarcar na cidade que embarcou, mas como era um convite da própria Pullmantur, pude fazer isso. Portanto, não sei o horário de desembarque em Cartagena, mas já perguntei para a assessoria da empresa e estou aguardando a resposta para te dar, tudo bem?

      • Olá, autorizaram meu desembarque em Cartagena mais de 13:30, até almocei no cruzeiro no último dia… Acho arriscado..

      • Camila, obrigada pela ajuda. Simone, a Pullmantur acabou de responder, é isso mesmo. O navio atraca às 10h00, mas o processo de desembarque demora e eles desaconselharam esse voo. Fica mais um dia lá! Será ótimo. Boa viagem!

  20. Oi Sylvia,,,, Estou apavorada…. Vamos viajar amanhã para o Panamá fazer um cruzeiro com o navio Monarch, só agora me falaram que é obrigatorio ter a carteirinha de vacinação… Uns falam que precisa e outros que não… Afinal a febre amarela já foi irradicada naquele país????

    • Oi, Suely, fique calma. Pelas pesquisas que fiz, não é obrigatória a vacina para o Panamá. Eu tomei a vacina faz tempo quando fui para Barbados (uns quatro anos) desde então sempre carrego comigo meu certificado internacional de vacinação emitido pela ANVISA e NUNCA me pediram para apresentar e eu já passei diversas vezes pelo Panamá, inclusive desembarcando com o Monarch. Parece que lá é apenas recomendado que o viajante tome, porque há algumas áreas com maior incidência, mas não é obrigatório. Na verdade, mesmo em Barbados, que é obrigatório ter a vacina, não me pediram o certificado.

      Sobre a vacina em si, se um dia precisar, você pode tomar em qualquer posto, se quiser, e o certificado da Anvisa é emitido nos aeroportos em dias úteis. Tenho um texto sobre o meu procedimento aqui: https://viajaresimples.wordpress.com/2012/05/07/tirando-o-certificado-internacional-de-vacinacao/

      Depois me conta se deu tudo certo. Boa viagem!

  21. Sylvia, estou adorando suas dicas e pretendo usar todas em maio, quando fizer o cruzeiro. Por favor, me informe se, quando o navio estiver atracado, poderei entrar e sair quantas vezes quiser. Pergunto porque viajarei com crianças e, bem, você sabe… 🙂 Obrigada!

    • Luiz, a maioria compensa fazer pelo navio, que até já permite dividir em real no cartão de crédito. A diferença para os passeios por fora é pouca, exceto por Cartagena mesmo, a cidade tem fácil acesso e os passeios na rua São mais baratos, além de ser fácil pegar táxi ou ônibus.

    • Olá Luiz, fui em out , só pra te ajudar, compensava muitíssimo fazer fora do navio, é o mesmo passeio menos da metade do preço, logo na saída do barco tem vans e táxis esperando….

  22. Olá. Gostaria de saber como faço para entrar em contato com uma pessoa que trabalha no navio Monarch Pullmantur rota caribe -cartagena perdi o contato e preciso falar c esse funcionário que é parente meu. Obrigada

  23. Oi Sylvia, sou a Suely e estou voltando pra te agradecer as dicas que me deu e contar um pouco desta viagem que fizemos no dia 1 de janeiro. Primeiro sobre a vacina contra febre amarela; não deu tempo de retirar na ANVISA, fomos sem carteirinha…. Não nos pediram e tb ficamos sabendo que não é necessário, mas vai aqui uma sugestão: é melhor ter a carteirinha pois não vale pelo nervoso e intranquilidade que passamos, estávamos sempre apreensivo pois tem sempre alguém com mau humor na alfandega….
    Sobre o restaurante o Santíssimo, não gostamos….. A demora dos serviços foi injustificável e também ficamos sabendo que já está em venda… Não recomendo..
    Do resto foi tudo perfeito, adoramos tudo. Sobre os passeios só fizemos pelo navio o de Curaçao com os golfinhos o restante foi por conta mesmo.

    Ah! outra coisa para quem vai fazer este cruzeiro…..Não se iluda, não dá pra fazer duas coisas em cada ilha, escolha: ou isto ou aquilo, pois ir à praia e depois fazer compras não dá certo….. É preferível vc pegar uma praia em uma ilha (Aruba) e fazer compras em Curaçao…. Um grande abraço e até a próxima!!!

    • Oi, Suely. Estou muito feliz com teu retorno e de ter vindo aqui no blog me contar. Nossa, uma pena que o santíssimo está ruim, Qd eu fui era incrível, peço desculpas por isso. Sobre a carteirinha, eu sempre ando mesmo com a minha para garantir. Tem razão, no navio fica difícil fazer 2 passeios a cada parada, o tempo é curto! Um beijão!

      • Olá, Ricardo, espero que a Suely te responda. Porém, eu embarquei em Cartagena e ele acontece à noite, dá para aproveitar o dia todo na cidade. O desembarque é pela manhã, mas nesse caso, pode haver algum atraso, por isso, a companhia sempre recomenda que o seu voo de retorno seja para o fim da tarde ou noite caso queria voltar para o Brasil no mesmo dia de desembarque. Abraços, Sylvia.

      • Olá Ricardo, se VC comprou direto no site da pullmantur VC pode fazer o chekin no site no max até 5 dias antes e escolher o horário p embarcar, não pega fila nenhuma, eu fiz isso e fui uma das primeiras a entrar 15h…no desembarque, autorizaram minha saída 13 h, até almocei no navio…;)

      • oi Ricardo, Sou a Suely e cheguei no dia 10/01, porém meu embarque e desembarque foram em Panamá. E é muito diferente pelo que percebi quando estávamos em Cartagena. Tenho certeza que a Sylvia pode te responder melhor…Só posso lhe dizer que em Cartagena o navio sai bem a tardezinha ou seja lá pelas 19 horas……Aproveite…pois eu ameeeeiiiiiiii….

      • É isso mesmo, Suely! Ele pode fazer o check in à tarde mas o embarque em aí só acontece às 20, se não estou enganada, era noite Qd entrei. No desembarque ele chega mesmo no Porto na hora do almoço.

  24. Vamos fazer o cruzeiro agora em fevereiro. Estamos mto ansiosos c o q nos aguarda. Gostei demais dos seus comentários e dicas. Nosso pacote é open bar e all inclusive, vc comentou anteriormente q esse serviço de bebidas está suspenso?? Aguardo mais algumas orientações . Agradeço

    • Oi, Marta. Na época que eu fui, todos os hóspedes tinham serviço de open bar, a diferença agora é que quem quer esse serviço paga um valor maior, que deve ser o teu caso. As bebidas são de boa qualidade. Boa viagem!

  25. Eu e meu marido embarcamos nesse cruzeiro dia 12 de março de 2016 em Cartagena. Alguém vai nessa mesma data e tem a programação das festas noturnas do navio? Agradeço

    • OI, Maria, vou te passar a descrição da tua cabine:

      Cama de casal (convertível em 2) e beliche. Medidas da cama: 80x200cm, medidas da cabine: 11,05 m2, banheiro, voltagem da cabine: 220V, penteadeira, televisão, cofre, secador de cabelo.

      Por experiência, as cabines internas não costumam ser grandes, porém, elas têm o mesmo conforto que as outras do navio. A única coisa chata é que, como não tem varanda, você precisa sair para as áreas externas do navio para respirar ar puro. Se tiver uma varanda, é só abrir a porta e sentir a brisa do mar. Mas eu já viajei diversas vezes em cabines internas e não tive problemas.

      Boa viagem!

  26. adorei os comentarios , estao me ajudando muito com as duvidas q tinha,, gostaria de saber 2 coisa , se alguem vai em, abril estarei indo dia 9 a 16 e se realmente compensa comprar no panama

    • Monica, com o dólar alto não é tudo que compensa tanto. Você tem que fazer bem as contas. Alguns amigos passaram por lá em outubro e não acharam quase nada com bons preços, mas sempre acho válido uma olhadinha.

      • Olá tdo bem? Eu e meu namorado iremos agora dia 2 de abril para o navio e embararmos por cartagena… Queria saber sobre os valores dos passeios, para saber quanto dinheiro precisa levar …pq estamos um pouco perdidos na quantia a levar já q é tudo em dolar….
        Outras coisa lendo alguns comentários na internet li q não pode entrar com chapinha eh verdade? Desde já agradeço as informações

      • Oi, Milene, estou bem e vc? Vamos lá, os valores variam muito, mas, para facilitar, elas ficam entre 50 e 100 dólares. Por exemplo, se vc comprar um passeio de charrete em Cartagena, será um pouco menos de 50, se for nadar c golfinhos em Curaçao será por volta de 100. Porém, este é um roteiro muito fácil de comprar passeios com agências locais, que cobram mais barato que os navios. Geralmente, nos portos há pessoas vendendo os passeios. Porém, se vc compra com a Pullmantur tem desembarque preferencial no Porto do passeio e segurança que a empresa é séria. Em nenhum navio pode usar chapinha e ferro de passar. Porém, eu sempre levo, uso com cuidado e guardo na mala antes de sair do quarto. Ou seja, uso escondida. Uma vez, num navio da Disney, esqueci de guardar o ferro, eles confiscaram e só me devolveram no desembarque. Eles fazem isso para evitar incêndios. Portanto, se levar, seja muito cuidadosa para não ter problemas. Boa viagem!

  27. Olá Sylvia!
    Primeiramente, parabèns pelo blog, muito bacana e com muitas informações úteis!
    Gostaria de uma sugestão ou orientação. Vou fazer esse cruzeiro saindo de Cartagena no dia 12/02 às 19:00. O horário previsto para o check-in no site da Pullmantur é de 13:30 às 17:00. Devo chegar em Cartagena na manhã do dia 12 às 09:00. Embora eu vá ficar mais uns 3 dias, na volta, em Cartagena, gostaria de aproveitar o tempo disponível entre 09:00 e, digamos, umas 16:00 para fazer algum passeio pela cidade. Como vamos estar com malas, pergunto: 1. Existe algum lugar no terminal de embarque no cruzeiro em que eu possa deixar as malas até o horário do check-in? 2. O que eu poderia fazer pela cidade pra aproveitar esse tempo considerando essa questão de estar com malas? Desde já, muito obrigado! Abraços.

    • Oi, Edson, tudo bem? Fico feliz que gostou do blog.
      Sobre o Terminal de Passageiros de Cartagena, não há local para guardar malas, infelizmente. O que talvez você poderia fazer é ir para o terminal direto e tentar fazer o check-in assim que abrir, então, mesmo que você não entrasse no navio na hora, suas malas já ficariam sob custódia da Pullmantur. Você, sem malas, conseguiria ir fazer um passeio pelo centro da cidade amuralhada ou ir até o Castillo de San Filipe.
      Sei que é chato esperar, mas com as malas, não vejo passeio que poderia fazer, Cartagena não é uma cidade fácil para puxar as malas, há muitas ruas de paralelepípedos. Creio que com todo esse trâmite de sair do aeroporto e chegar ao porto já vai perder um tempo. Fazendo o check-in rápido, você pode aproveitar a tarde em um desses passeios que te falei.
      Boa viagem!

  28. Bom dia, Edson….
    Vou te dar uma sugestão….. Os taxis de lá são muito barato, atenciosos e vc pode confiar neles. Então compensa vc solicitar um e ficar com ele o dia todo, assim como fiz.
    Eles te dão as dicas dos melhores passeios, te esperam e ainda por cima olham de sua maleta, foi o que aconteceu conosco.

  29. Boa tarde Sylvia. Estamos fechando este Cruzeiro para fevereiro, porém com trajeto de Cartagena, Montego Bay, Georgetown (Ilhas Cayman) Puerto Limóm, Cólon. Gostaria de receber dicas deste trajeto, inclusive Ilhas Cayman que tbm tem um passeio para fotos com golfinhos e arraias. Que fez, valor +- e se fez pelo navio ou fechou no particular ao sair. Desde já agradeço.

      • Sylvia bom dia! Me tire mais uma dúvida. Aí fecharmos passeios com o navio do golfinhos por exemplo, o que inclui no passeio e como fica a alimentação? Uma vez que fechamos com tudo incluso. Desde já agradeço.

      • Oi, Renata. Então, depende muito do passeio, tem alguns que incluem alimentação e outros não, fica por sua conta, mas se vc quiser esperar sua chegada no navio, eles entregam folhetos com todos os pássaros disponíveis e o que está incluso em cada um, assim como horários de partida. A única coisa q é igual em todos os passeios é que quem compra por eles tem saída prioritária, por ex, se o navio atrasa p atracar e vc tem passeio comprado c o navio, eles deixam sair primeiro q aqueles q não tem passeio c eles.

  30. Divina Lúcia; Vou fazer um cruzeiro Pulmantur dia 07/04, vou embarcar no porto de Cartagena,estou super preocupada com desembarque pois meu voo de volta para o Brasil está marcada para 15;37. Será vai dar tempo???

    • Oi, Divina, tudo bem? Os desembarques são feitos pela manhã. Geralmente, até umas 11h00, máximo, você já está livre. Mas digo 11h00 em casos de atraso mesmo, o normal é que até umas 10h00 os passageiros já tenham desembarcado. Depois, é só você correr para o aeroporto. Boa viagem!

  31. Olá Sylvia! Parabéns pelo blog! Excelente!
    Pretendo fazer o cruzeiro saindo de Cartagena.
    O horário do check-in no site da Pullmantur, para o dia 30/03/19, é de 13:30 às 17:00.
    Ocorre que meu voo de San Andres pra Cartagena chega às 13h40 do dia dia 30/03. Achas que fica muito arriscado para embarcar? Melhor antecipar o voo para o dia 29/03?
    Sabes como funciona o checkin online da Pullmantur (Navio Monarch)?
    Desde logo obrigado! E parabéns novamente!

    • Querido, fico feliz q gostou do texto. Se td der certo e não houver atrasos com o voo, dá tempo. Porém, se houver qq atraso, vc perde o navio, olhando por esse lado, seria legal adiantar o voo um dia, pq será questão de sorte atrasos ou não. Desculpe, sobre o check in online, não sei como funciona 😦

Deixe um comentário