Cervejas e delícias de São Pedro (SP)

Fim de tarde na estrada a caminho de São Pedro

Depois de um tempo sumida, voltei. É que só queria escrever quando tivesse algo legal. Mas hoje tenho. Estou em São Pedro, interior de São Paulo. Sinceramente, vim para cá sem saber nem em qual lugar ficava. Descobri que faz limite com a pequena Águas de São Pedro e é bem pertinho de Piracicaba. O que tem por aqui? Dizem que esportes radicais, muitas cachoeiras, museus e parques.

Mas, por enquanto, eu sei que tem uma cervejaria artesanal muito boa. A minha primeira parada na cidade foi na cervejaria Halb Zehn que pertence ao Claudio Gimenez, um apaixonado pela bebida. Ele produz Pilsen (uma clarinha) e a Red Larger (de cor avermelhada e “encorpada”).

Claudio é um empresário de Rio Claro (SP) que escolheu montar sua cervejaria em São Pedro porque a cidade tem águas que podem ser consideradas boas para a fabricação do produto. Ele deu uma aula. Descobri que o ideal é filtrar a cerveja apenas uma vez e que quanto mais filtrada, mais cheia de produtos artificiais ela é. As cervejas de Claudio são produzidas com apenas quatro ingredientes seguindo a tradição da Lei da Pureza datada de 1516 na Alemanha.

Olha aí o Claudio com a sua cerveja

Depois de experimentar a s cervejas do Claudio, segui para o restaurante Auguri, do chef Donizete Silva, nascido em São Pedro e que trabalhou durante muitos anos em hotéis de Brasília. Ano passado, voltou para a cidade natal e abriu seu próprio empreendimento. Adorei o jantar. A entrada foi uma salada com banana, queijo coalho e alface regada ao molho de vinagre balsâmico. Para o prato principal, escolhi filé mignon com risoto de abobrinha. Para a sobremesa, um tradicional petit gateau. Mas no Auguri tem opções como peixes, frutos do mar e até pato.

Meu prato principal no Auguri

Depois de toda essa aventura entre bebidas e comidas, vim para o Hotel Fazenda São João do qual ainda não conheci muita coisa. Só sei que a internet é ótima. Não deu nenhum problema desses de sempre de não conectar. E o melhor, o wifi para os hóspedes é grátis. Que delícia! Vou dormir que amanhã o dia será lotado de compromissos, a começar pela feira com alimentos direto dos produtores, que são pequenos agricultores da região.

O simpático chef do Auguri, Donizete Silva

Sylvia Barreto

Deixe um comentário