Toronto: conheça o St. Lawrence Market

Frutas frescas ideais para um lanchinho na viagem

Não sei vocês, mas eu adoro conhecer os mercados regionais das cidades por onde passo. Em Seattle, por exemplo, achei o máximo o Pike Place Market. Por isso, quando planejei minha viagem para Toronto, Canadá, queria muito conhecer o St. Lawrence Market, que tem tradição de 200 anos.

South Market

O South Market, para mim, era a parte mais interessante no St.Lawrence. É nesse espaço que estão mais de 120 lojas que vendem alimentos de todo o Canadá e de vários países. Além disso, há uma série de estabelecimentos que servem comida no local. Em dois andares, encontrei mais coisas do que eu imaginava e fiquei com vontade de comer em diversos locais. Prepare-se!

É bom ficar atento com os horários de abertura do South Market. Como eu ia passar por várias cidades do Canadá, fiz minha programação para chegar à Toronto sábado à noite e sair terça cedinho. Acontece que o South Market fecha às 17h00 aos sábados e só abre novamente às terças às 08h00. Tive que atrasar minha saída de Toronto para passar no St. Lawrence, minha sorte é que, sem querer, acabei me hospedando a duas quadras do mercado, no Novotel Toronto Centre, que é ótimo.

Quando entrei no primei andar me impressionei com os itens das lojas. Como eu sou louca por arroz, achei incrível uma tenda que tinha todos os tipos do grão. Outra loja que amei é a Dominos Food, ela fica bem no fundo do térreo, lago esquerdo, pelo que lembro. Ela vende produtos a granel. Como eu estava tossindo o tempo todo, comprei balas de mel lá e maple syroup. Claro, completei a compra com um mix de nozes, comprei ervas da Provence que meu pai gosta, pistache e nem lembro mais o que de tanta coisa que comprei, sério.

Um mundo de cores e sabores no Dominos

Eve´s Temptations

O meu grande arrependimento foi ter tomado café da manhã antes de ir, sério. Não sabia que lá havia lugares para tomar café, só que tem vários e também para almoçar. Se eu tivesse tempo, apostaria em um almoço no St. Lawrence Market. Eu gostaria muito de ter comido os doces da Eve’s Temptations, uma doceria que parece incrível, cheia de bolos, tortas e cupcakes, mas não tinha espaço no estômago. Um lugar especializado em massas, não lembro o nome, também parecia ser incrível, era perto da Eve´s.

No primeiro andar parece que as tentações aumentam. Além de lindas bancas de frutas (parei e comprei algumas frutas vermelhas para comer no carro), há umas lojas de azeitonas e frios que fiquei apaixonada. Também tem a St. Urbain Bagels, que faz vários tipos de bagels.

Não comi nada disso porque estava guardando lugar no estômago para o sanduíche mais famoso do local, o Peameal Bacon on a Bun da Carousel Bakery. Deixe-me explicar o que é. Peameal é um tipo de bacon típico de Toronto. Não é aquele bacon só com a carne da barriga que estamos acostumados, ele também tem parte do lombo, bom, para mim é um lombo, eles chamam também de bacon canadenses, tem em várias lojas do St. Lawrence. Para completar, o sanduíche é feito em um pão redondo.

Dá para sentar e almoçar no local

Se ficar em hostel ou Arbnb dá para comprar produtos frescos e cozinhar

Muitas cores

Primeiro andar

Nem sabia qual azeitona escolher

Tem de tudo no St. Lawrence Market

Rodrigo, meu noivo e quem faz as fotos do blog, não sabia do meu plano de comer o sanduíche. Mas eu não sairia de lá sem. Eu não agüentava comer um inteiro, por isso fiz ele dividir comigo, apesar de não ser muito grande. O lanche custa 6,45 dólares canadense. Compramos e, posso dizer que é gostoso, mas precisa de algum molho para acompanhar. Na Carousel Bakery tem vários molhos e eu completei meu sanduíche com maionese e fica muito melhor. Achei bom, mas não entendi tanta fama, sinceramente, nossa opinião é que é mais famoso que gostoso, mas vale provar. Na própria Carousel Bakery tem outras delícias de encher os olhos, inclusive para almoçar.

Como íamos de carro para Québec, compramos ainda algumas azeitonas e tomates secos para comermos à noite no hotel. Quando vi, estava quase na hora do check out no hotel e saímos correndo. Ia comprar um doce na Eve´s Temptations e até esqueci. Por favor, comam um cupcake por mim quando forem lá.

 

Famosa Carousel Bakery

Sanduíche Peameal Bacon on a Bun da Carousel Bakery é bem simples e o ideal é colocar algum molho na hora de comer

Farmer´s Market e Feira de Antiguidades

Eu não fui ao Farmer´s Market, que acontece desde 1803. Sempre ocorre aos sábados. Os fazendeiros do sudoeste da Província de Ontario se reúnem e vão ao local vender seus produtos. Ele fica em outro prédio, no North Market, mas faz parte do mesmo complexo, o St. Lawrence Market. Ainda no North Market, aos domingos acontece uma feirinha de antiguidades com cerca de 80 expositores. Não tive tempo de ir porque no domingo que passei na cidade acabei indo para visitar outras atrações.

Entrada também pela rua Esplanade

Serviço

St. Lawrence Market

Endereço: 93 Front St E – Toronto, Ontario, Canadá

Site: www.stlawrencemarket.com

Entrada: gratuita

Horários – South Market – de terça a quinta das 08h00 às 18h00 / sexta das 08h00 às 19h00 / sábados das 05h00 às 17h00

Farmer´s Market – sábados das 05h00 às 15h00

Feira de Antiguidades: do amanhecer até 17h00 aos domingos

Texto: Sylvia Barreto

Fotos: Rodrigo Barrionuevo

*Tivemos apoio com hospedagem do Novotel Toronto Centre

 

 

 

 

Deixe um comentário

