Gordos viajantes

Passei a maior parte dos meus 31 anos gorda, acima do peso estipulado como ideal para o meu 1,70 m de altura, que seria uns 60 quilos. Hoje, estou com 105 quilos, em muitas viagens que fiz na vida a balança já passava, e muito, dos 60. Meu namorado, que tem me acompanhado em algumas aventuras, tem 1,86 e 135 quilos. Somos um casal de peso, sem trocadilhos.

Gorda andando pelo Atacama pode? Pode!

Gorda andando pelo Atacama pode? Pode!

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso (está plus size, se você preferir…rsrs) e desse total, 18% são obesos. Eu posso ser incluída também nessa última parcela. E isso me impede de fazer qualquer viagem? Não, já fui para duas Chapadas brasileiras, conheci diversos destinos de aventura e caminho tranquilamente por muitas cidades pelo mundo, assim como o Rodrigo, que até é mergulhador credenciado. Mas o que tenho percebido é que ser gordinho ou obeso pode atrapalhar algumas viagens e dar dores de cabeça se os locais e as empresas não estão preparados para nos receber, principalmente, no Brasil. Por exemplo, com cinto de avião, toalha de banho ou roupão ou até uma cadeirinha de tirolesa.

De bike em Santa Mônica

De bike em Santa Mônica

Sendo gorda (e consumista) em Hollywood

Sendo gorda (e consumista) em Hollywood

Percebi que nesses últimos seis anos trabalhando na cobertura jornalística de turismo tenho visto hotéis, bares e restaurantes se prepararem para atender o público homossexual, os locais chamados gay friendly. Os funcionários recebem treinamentos de como tratar esses clientes. Também se preocupam em promover as viagens para idosos e para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida, talvez os mais obesos se encaixem nessa categoria de mobilidade reduzida, mas, sinceramente, nunca é com foco nos gordos.  Acredito que como nós há muitos outros brasileiros nessa situação. E, como as empresas de turismo do Brasil e do mundo estão preparadas para receber a gente?

Pensando em tudo isso e em situações que passei nos últimos tempos, resolvi colocar uma nova categoria no blog, o ViaGGem para gordos. O “ViaGGem” escrito assim com duas letras “g” é uma ideia muito antiga da minha amiga Katia Ricomini em seu site Criatura GG. Em uma conversa, ela deixou, gentilmente, que eu usasse a mesma categoria no blog Viajar é Simples que ela tem em seu site. Ah, claro, ela também adora viajar e pode dar aqui muitas dicas para vocês.

As gordinhas no meio da Cordilheira dos Andes em Mendoza, Argentina

As gordinhas no meio da Cordilheira dos Andes em Mendoza, Argentina

Quero abrir esse espaço para dicas e reivindicações de quem está acima do peso. Eu sei que às vezes temos vergonha de perguntar se tem um colete XXXL para um simples passeio de barco, mas é preciso encarar, vai tirar duas dúvidas com a empresa ou vem aqui botar a boca no mundo e me perguntar ou reclamar. Afinal de contas, fazemos de tudo para mostrar que Viajar é Simples!

Amanhã mesmo já estará no ar o primeiro post da categoria e quero fazer pelo menos um por mês. Se tiver sugestões, ideias e críticas serão bem-vindas!

Sem medo de ser gordo no Universal Hollywood

Sem medo de ser gordo no Universal Hollywood

No meio da geleira Mendenhall no Alasca

No meio da geleira Mendenhall no Alasca

Rodrigo e suas travessuras em Monte Verde (MG)

Rodrigo e suas travessuras em Monte Verde (MG)

Sylvia Barreto

Quem_disse_468x60_sombras_himidia

2 comentários sobre “Gordos viajantes

  1. super amei esse tema!
    Fui a Bahia e no pacote estava incluso uma flutuação com fotos( até aí tudo bem) e mais uma sessão de fotos vestida de sereia foi quando iniciou o problema. Ri muito da situação sei um jeito e tirei a foto, mas foi constrangedor o fato da pessoa não ter pensado que alguém gordo pudesse querer fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s