Pela Baía de Todos-os-Santos

Fim de tarde na Ribeira

Já fui diversas vezes para Salvador, mas há lugares que ainda não conhecia. Na minha última viagem, mês passado, aproveitei para ir a alguns desses locais. Explorei a Baía de Todos-os-Santos, tão linda. Ela é uma cavidade da costa brasileira, sendo a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo. É composta por 56 ilhas, sendo que a maior é Itaparica.

Na Ribeira

Eu estava cobrindo um evento de turismo que tinha algumas opções de passeio. Um deles era para ir até o bairro da Ribeira, na Cidade Baixa. Como não conhecia, aceitei. Na verdade, tenho que confessar, eu estava pensando na Sorveteria da Ribeira, aberta em 1931 e com dezenas de sabores de sorvetes.

A Ribeira faz parte da península Itapagipe. Eu estava na cidade alta, pelo bairro de Costa Azul e saí com a excursão por volta das 15 horas. Por favor, evitem esse horário. O trânsito, assim como em São Paulo e Rio de Janeiro, é bem ruim e demorei muito para chegar. Em  compensação, cheguei no fim do dia na Ribeira, a vista da Baía de Todos-os-Santos estava linda.

A famosa Sorveteria da Ribeira

Na sorveteria, optei por dois sabores por R$ 9. Há muitas opções de sorvetes de frutas tropicais, como Mangaba, Coco Verde e Pitanga, e outros exóticos, como Tapioca. Mas eu não resisto aos sabores de chocolate e pedi uma bola de brigadeiro e outra de Ovomaltine. A de birgadeiro estava sensacional e a de Ovomaltine nem tanto.

Ao redor da sorveteria tem um calçadão e outros locais de petiscos. Vale muito a pena passar um fim de tarde ou uma manhã por lá, com a linda vista dos barquinhos na baía.

Mais uma foto da Ribeira, só para deixar vocês com vontade!

Bonfim

Outro lugar que essa turista herege nunca havia visitado em Salvador era a Igreja do Bonfim, também na península de Itapagipe. O motivo é o mesmo, sempre fiquei na cidade alta, achava longe, queria me divertir pelas praias ou pelo Carnaval e nunca ia até lá.

Finalmente, a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Dessa vez, me rendi aos encantos da Igreja e da crença das fitinhas do Bonfim. Ela fica bem no alto de uma colina, a vista é linda e os portões com as fitas amarradas é um cenário lindo, pelo menos para mim que tirei uma dezena de fotos. Comprei um punhado de fita por R$ 5 e fiz uma dúzia de pedidos para mim, outra para família e amigos.

Nem preciso dizer que peguei o trânsito das 18h00 para voltar e que não chegava nunca ao meu ponto de partida. Por isso, mais uma vez, tomem cuidado com os horários para não perderem tempo, como eu perdi. Acho que no fim de semana é melhor, eu fui em uma quinta-feira.

Milhares de fitas amarradas nos portões

Adorei a vista

Itaparica e Ilha dos Frades

Há muitos anos eu fui para Itaparica. Era minha primeira vez em Salvador, aluguei um carro, fui até o Terminal Marítimo e de lá pegamos a balsa até a ilha. Fiquei perambulando o dia todo e achei praias incríveis de águas cristalinas.

Eu tinha vontade de voltar e resolvi fazer o passeio de barco que vai para Itaparica e Ilha dos Frades, oferecido por diversas agências de turismo receptivo em Salvador. O que eu fui incluía visita com parada para banho nas duas ilhas, almoço no hotel Kirymuré, na Praia de Ponta de Areia (Itaparica), bebidas na escuna (cerveja, refrigerante, água e caipirinhas de vodka) e frutas. O passeio completo custa por volta de R$ 120, mas há opções sem bebidas e almoço que fica mais barato, a partir de R$ 60.

Forte de São Marcelo visto do Terminal Marítimo

O embarque é feito às 09h00 no Terminal Marítimo atrás do Mercado Modelo. Já prepare a câmera porque a vista do barco, com o Elevador Lacerda e parte da Cidade Baixa é linda. O caminho até Ilha dos Frades dura cerca de duas horas e, na escuna em que eu estava, foi embalado por um grupo de samba.

Chegada na Ilha dos Frades

Ilha dos Frades tem um pequeno local de atraque, o dia estava lindo e a vista era a de um paraíso. Paramos na praia, de águas quentes e cristalinas e ficamos lá por algum tempo. Aproveitei para tomar banho de mar e comer queijo coalho.

Me encantei com as Ilha dos Frades

Mais da Ilha dos Frades

Não conseguia parar de tirar fotos

Caminho para a praia

Praia em Ilha dos Frades

Depois da paradinha, ida para Itaparica. Paramos na Praia de Ponta de Areia, também muito bonita. Almoçamos no hotel Kirymuré. A comida era deliciosa e tinha para todos os gostos, pirão, frutos do mar, massas, carnes. Amei. Eu e os outros jornalistas da minha mesa comemos muito. Indico dez vezes.

Praia de Ponta de Areia, Itaparica

Hotel Kirymuré, no qual almocei

Na volta, bem pertinho de Salvador, o sol sumia e tivemos uma despedida linda com o pôr-do-sol.

Volta para Salvador no final da tarde

Arena Fonte Nova

Já ia me esquecendo de contar, mas visitei o estádio Arena Fonte Nova que tinha acabado de ser inaugurado. O antigo Fonte Nova foi derrubado e esse foi construído para os jogos da Copa no Brasil. Foi o primeiro estádio para o evento a ficar pronto, quem diria. Ele está muito bonito, apesar de que não entendo nada de estádios. Li umas críticas de os assentos era apertados. Mas, não achei, sentei e me senti confortável. Deixo fotinhos para vocês.

Entrada do estádio

Achei as cadeiras espaçosas

Mais um pouco do estádio